Itaipu Binacional divulgou, nessa quarta-feira (23), balanço referente aos pedidos de patrocínio para eventos esportivos no Paraná e Mato Grosso do Sul.
Leia também:
Itaipu divulga resultado do novo leilão de casas da usina na Vila A
O prazo para participar do edital promovido pela companhia terminou na última sexta-feira (18). Já os resultados, de acordo com a binacional, têm previsão de anúncio até o próximo dia 29 de agosto, com prorrogação em caso de necessidade.
No Paraná, conforme as cifras difundidas por Itaipu, houve aumento de 32% no número de participantes, passando de 501 em 2024 para 660 em 2025.
No Mato Grosso do Sul, a cifra subiu de 22 em 2024 para 31 no ano corrente, crescimento de 41%. Além disso, 32 propostas, oriundas de outros estados, foram descartadas pela equipe que faz a triagem preliminar dos pedidos.
Já quanto ao número de projetos recebidos, Itaipu informa que houve diminuição, mas por conta de mudanças nos critérios do edital. Atualmente, cada entidade pode pedir patrocínio para apenas um projeto. No ano passado, porém, não havia tal limitação.
Com verba total de R$ 5 milhões, o edital contempla competições, maratonas, campeonatos, torneios e afins, acompanhados ou não de treinamentos esportivos.
Os pedidos podem ter abrangência municipal, regional, estadual, nacional ou internacional, com o valor variando conforme o tipo. No caso de eventos nacionais ou internacionais, por exemplo, Itaipu estabeleceu o limite de R$ 75 mil por patrocínio.
O edital leva em conta aspectos como gratuidade das ações, promoção da igualdade e potencial de replicação do projeto. As atividades selecionadas deverão ocorrer entre janeiro e dezembro de 2026.
(Com informações de Itaipu Binacional)