Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Podcast do G20 gravado em guarani será apresentado na Unesco

Itaipu

Podcast do G20 gravado em guarani será apresentado na Unesco

Iniciativa do coletivo de comunicadores Djagwa Etxa faz parte do projeto Opaná, que tem o apoio da diretoria brasileira de Itaipu.

2 min de leitura
Podcast do G20 gravado em guarani será apresentado na Unesco
Unesco é o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por áreas como educação e cultura. Foto: Micael Eliabe/Divulgação
Publicidade

O podcast do G20 Brasil produzido em guarani, como parte do projeto Opaná: Chão Indígena, será apresentado na reunião multissetorial sobre Povos Indígenas e Mídia, marcada para os dias 26 e 27 de novembro, na sede da UNESCO, em Paris.

Leia também:
Indígenas do Paraná fazem podcast em guarani para o G20

Publicidade

O programa, produzido pelo coletivo de comunicadores indígenas Djagwa Etxa, em conjunto com o G20 Brasil, será apresentado pelo comunicador indígena Micael Eliabe, da comunidade Tekoha Nara’i, Terra Indígena Laranjinha, localizada no Norte do Paraná.

A produção do podcast integra o projeto Opaná, desenvolvido em parceria com a diretoria brasileira de Itaipu. Os primeiros episódios foram lançados em março, levando para o guarani conteúdos jornalísticos e informativos sobre a presidência brasileira do G20.

A distribuição é gratuita para emissoras de rádio no Brasil e no exterior. Os boletins estão disponíveis nos sites Rádio Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e g20.org, do G20 Brasil.

Publicidade

O coletivo Djagwa Etxa, que significa “olhar da onça”, é formado por jornalistas e comunicadoras e comunicadores indígenas dos povos guarani e caingangue. Surgiu em 2023, durante o Acampamento Terra Livre (ATL), realizado em Brasília, no mês de abril.

Em declarações reproduzidas pela assessoria de Itaipu, Micael Eliabe disse estar feliz com o convite para participar do encontro na França.

Publicidade

“Este é um evento que mostra que estamos no caminho certo e que tem gente de olho nos nossos trabalhos. Teremos mais visibilidade para os povos indígenas do Sul do país”, avaliou o comunicador.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.