Itaipu Binacional repassou, na última quarta-feira (28), a propriedade de 9,5 hectares de terra para o município de Guaíra. No terreno em questão, ficam áreas residenciais como as vilas Santa Clara I e II e parte da Vila São Francisco.
Leia também:
Itaipu entrega barcos e equipamentos para pescadores em Entre Rios
De acordo com a binacional, a transferência atende a uma antiga demanda da população e permitirá a regularização fundiária das residências. Além disso, possibilitará a realização de investimentos, como a construção de um centro municipal de educação infantil.
Para tanto, Itaipu aportará recursos, em parceria com a prefeitura, para construir a unidade educacional e asfaltar vias do bairro.
Presente no ato de transferência do título, Enio Verri, diretor-geral brasileiro, celebrou a medida, que beneficia cerca de cem famílias residentes no local desde a década de 1980.
“Itaipu tem uma marca de inclusão, de preocupação com a população local”, afirmou. “Essa entrega também vem com um pedido de desculpas, dada a demora para vencer a burocracia.”
Conforme a empresa, a ocupação das áreas teve início em 1984, a partir de um comodato com o governo do Paraná, para reassentar pescadores. Com a transferência para o município, a Prefeitura de Guaíra fará a regularização das casas.
Gileade Gabriel Osti, prefeito da cidade fronteiriça, comemorou a parceria com a binacional. “Estamos muito felizes de estarmos hoje recebendo essa área, para a dignidade dessas famílias”, declarou.
(Com informações de Itaipu Binacional)

