
Itaipu Binacional e Parquetec estão promovendo, neste mês de maio, debates ambientais em várias cidades do Paraná. Os seminários “Mudanças Climáticas e COP30” contam com a participação do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino.
Leia também:
Programa Empreendendo Futuro chegará a dois mil estudantes em Foz do Iguaçu
Nesta semana, os seminários acontecerão em Tibagi (terça-feira), Irati (quarta), Guarapuava (quinta) e Laranjeiras do Sul (sexta). Gratuitas, as inscrições estão disponíveis pelo link https://bit.ly/45gY2DF.
A programação divulgada pelo Itaipu Parquetec ainda prevê edições em Santo Antônio da Platina (27/5), Cornélio Procópio (28/5), Londrina (29/5) e Apucarana (30/5).
Em junho, o evento passará por Campo Mourão (3/6), Pato Branco (4/6) e Assis Chateaubriand (5/6), encerrando o ciclo. Somente nas primeiras dez edições, conforme Itaipu, o público já superou a marca de três mil pessoas.
Os seminários abordam, na prática, como as pessoas podem identificar os impactos das mudanças climáticas em suas comunidades. Assim, os moradores poderão orientar futuros planos de ação, como forma de adaptar seu cotidiano às transformações.
Núcleos de Cooperação Socioambiental
Paralelamente, Itaipu está promovendo encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, colegiados regionais criados para a discussão do tema. De acordo com a binacional, para esta semana, estão marcadas reuniões em Umuarama (terça) e Campo Mourão (quarta).
Ambos os eventos integram as ações do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, executado por meio do programa Itaipu Mais que Energia.
“Esses encontros mostram como o meio ambiente, a ciência e a participação social caminham juntos”, indicou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da binacional.
“Queremos levar informação qualificada para todos os territórios onde atuamos, promovendo não só o debate, mas o engajamento real da população na construção de soluções para a crise climática. A transformação começa no território, com cada um de nós”, afirmou.
(Com informações de Itaipu Binacional)