De hoje (9) até sexta-feira (13), Itaipu Binacional estará presente no Show Rural Coopavel 2026. O evento, que acontece na cidade de Cascavel, está entre as maiores vitrines do agronegócio no continente.
Leia também:
Produção de tilápia no lago de Itaipu avança com entrega de estudos
Às 9h desta segunda-feira, por exemplo, Itaipu vai inaugurar o Pavilhão da Agroindústria Familiar, obra realizada em parceria com a cooperativa Coopavel.
A estrutura tem 950 metros quadrados de nova área construída, somados aos 450m² do espaço anterior. Assim, o número de feirantes poderá crescer dos 45, de 2025, para os 87 projetados para a edição atual do Show Rural.
Na mesma solenidade, Itaipu entregará uma van à Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (Copcraf).
A aquisição do veículo, que fortalecerá a capacidade operacional da cooperativa, ocorreu por meio do edital do programa Itaipu Mais que Energia.
Também nesta segunda-feira, o diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, participará do painel “Acordo Mercosul–União Europeia: Perspectivas e Oportunidades”. O debate terá a presença de representantes do governo federal e das cooperativas.
Itaipu marca presença, ademais, na Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel (Vital), um dos espaços de maior destaque da feira. A vitrine atrai público diversificado, de pequenos agricultores familiares a pesquisadores.
Durante todos os dias do evento, a binacional apresentará uma exposição de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e alimentícias não convencionais (PANCs).
Além disso, Itaipu destacará a importância econômica e ambiental do trabalho com meliponídeos, as abelhas nativas sem ferrão, fundamentais para a preservação da biodiversidade e para a agricultura sustentável.
Já o estande de Itaipu no Show Rural, com cerca de 300m², incluirá atividades interativas voltadas à educação e à exposição de tecnologias apoiadas pela usina.
(Com informações de Itaipu Binacional)

