Itaipu Binacional participou, na semana passada, do Fórum Político de Alto Nível (HLPF), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos.
Leia também:
Itaipu publica relatório anual 2024 – veja como fazer o download
A empresa apresentou suas ações durante o debate “Avanços do Brasil na Implementação dos ODS”, tendo como foco a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Lígia Leite Soares, chefe do escritório de Itaipu em Brasília e coordenadora de Assuntos Internacionais, relatou experiências aplicadas na área de abrangência da usina.
Soares enfatizou, entre outros pontos, o programa Itaipu Mais que Energia, criado em 2023. As ações territoriais permitem, conforme ela, a inclusão de grupos prioritários como mulheres, pequenos agricultores e populações tradicionais.
“Itaipu é prova de que é possível unir investimento público, participação social e cooperação internacional para transformar realidades. Nossas ações não são apenas metas dos ODS cumpridas, mas vidas impactadas”, argumentou.
No evento na sede da ONU em Nova York, Soares destacou a criação dos Núcleos de Cooperação Socioambiental. Os colegiados, distribuídos por 399 cidades do Paraná, bem como 35 do Mato Grosso do Sul, colaboram para a discussão de soluções locais.
A representante de Itaipu também falou sobre as ações da empresa nos seis eixos estratégicos priorizados pela ONU na Agenda 2030. Os trabalhos incluem investimentos em novas fontes de energia, preservação de biomas e recuperação de áreas degradadas.
A binacional também participou de reuniões com a Comissão Nacional para os ODS (CNODS), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de debates de preparação para a COP30.
(Com informações de Itaipu Binacional)