Itaipu Binacional e Embrapa estão desenvolvendo, em parceria com cooperativas e agricultores do Paraná e Mato Grosso do Sul, ações para a preservação do solo.
Leia também:
Itaipu publica relatório anual de 2024 – veja como fazer o download
As atividades integram o programa Ação Integrada de Solo e Água (AISA), tema do novo episódio em vídeo da série Investindo em Pessoas. O conteúdo vai ao ar, semanalmente, às quartas-feiras, no canal de Itaipu na plataforma YouTube.
O material retrata o trabalho desenvolvido em propriedades rurais de municípios como Iporã, localizado no meio do caminho entre Guaíra e Umuarama.
A região tem solo arenoso, mais suscetível a problemas como erosão. Itaipu, Embrapa e cooperativa Cocamar estão levando, a agricultores de Iporã e áreas vizinhas, tecnologias para minimizar as perdas e ampliar a produtividade.
De acordo com a hidrelétrica, proteger os solos ajuda a ampliar a vida útil do reservatório de Itaipu, diminuindo a acumulação de sedimentos.
O trabalho passa pela preservação de nascentes e afluentes nas bacias hidrográficas que desaguam no Rio Paraná, principalmente no trecho acima da usina.
Para os produtores, a adoção de técnicas que ampliam a retenção de água e nutrientes no solo ajuda a gerar ganho econômico, pois garantem maior produtividade com a mesma área.
“O resultado é um solo vivo, resistente à erosão e que segue produzindo, beneficiando não só o produtor, mas toda a bacia hidrográfica”, relata Itaipu.
Para ver todos os episódios da série Investindo em Pessoas, gratuitamente, no YouTube, clique aqui.
(Com informações de Itaipu Binacional)