O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, cumpriu agenda, na última quarta-feira (19), em Rio Bonito do Iguaçu e no Assentamento Nova Geração, localizado na zona rural de Guarapuava.
Leia também:
Itaipu presta apoio a vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu
A visita teve como objetivo verificar os estragos em cada local e acompanhar as ações desenvolvidas por Itaipu para apoiar a reconstrução da infraestrutura destruída.
No dia 7 de novembro, três tornados passaram pela região central do Paraná. A situação mais grave ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu, que teve até 90% das construções da área urbana destruídas ou severamente danificadas pelos ventos.
De acordo com Verri, Itaipu está presente na comunidade desde o primeiro dia, com o envio de ajuda e de socorristas da usina. O foco agora é reconstruir a cidade.
“Já atendemos os feridos e demos o apoio inicial, alimentos, abrigo, cobertura das casas. Começamos a pensar na reconstrução dos prédios públicos. Agora, estamos começando a olhar também para os empresários, porque a cidade precisa continuar”, afirmou.
Ademais do diretor de Itaipu, a comitiva esteve composta por autoridades como a superintendente do Ministério do Trabalho no Paraná, Regina Cruz.
A superintendente anunciou que o programa Bolsa Qualificação, do governo federal, garantirá pagamento de um salário mínimo a cada trabalhador CLT afetado, por período de até cinco meses.
Além disso, o ministério autorizou a liberação de parcelas adicionais do Seguro-Desemprego, saque do FGTS e suspensão de recolhimento do FGTS pelas empresas afetadas.
Projetos de Itaipu para a reconstrução
Itaipu está elaborando projetos para a edificação de estruturas como escolas, prédios públicos e a estação rodoviária de Rio Bonito do Iguaçu.
Já quanto aos estragos no campo, a binacional está fazendo, com o apoio do convênio Semeando Gestão, o levantamento dos danos às propriedades de quase 300 famílias.
(Com informações de Itaipu Binacional)

