Rádio Clube
H2FOZ
Início » Marco Zero » Projeto Anjos da Madrugada conta com ajuda da comunidade para manter projetos sociais em Foz

Marco Zero

Projeto Anjos da Madrugada conta com ajuda da comunidade para manter projetos sociais em Foz

Iniciativa, que une voluntariado e solidariedade, tem quase duas décadas com ações como sopão da madrugada e banho solidário; veja como contribuir.

3 min de leitura
Projeto Anjos da Madrugada conta com ajuda da comunidade para manter projetos sociais em Foz
O coordenador do projeto, Johnson Mateus Santos, em entrevista para o programa Marco Zero – foto: Moacir Junior

Não é preciso fazer muito esforço para se verificar o aumento da pobreza em Foz do Iguaçu. Nos semáforos e áreas públicas e privadas, pessoas pedem ajuda para comer ou tentam vender algo para garantir a sobrevivência, muitas vezes de toda a família.

Quem mais precisa conta com o projeto Anjos da Madrugada, que completa 19 anos em 2023 – 17 deles com inscrição formal na Receita Federal, o CNPJ.
O coordenador do projeto, Johnson Mateus Santos, falou sobre a trajetória do projeto e o pedido de ajuda para a comunidade durante o programa Marco Zero.

Publicidade

Assista à entrevista:

A entidade une voluntariado e solidariedade, mantendo diferentes programas. O mais conhecido talvez seja o sopão da madrugada, projeto pioneiro que leva alimentos, cobertores e capa de chuva a quem está nas ruas, populações vulneráveis e pessoas em unidades de saúde. A iniciativa sofreu um revés, pois a Kombi do projeto foi apreendida.

A ação Anjos da Madrugada mantém uma panificadora social na região do Portal da Foz, que entrega pães diariamente a famílias cadastradas. Outra iniciativa é o banho solidário, em pessoas em situação vulnerável ou de rua podem fazer a higienização – banho quente, barba e até corte de cabelo – de graça.

“Destinamos R$ 35 mil para executar esse projeto. Somos pioneiros no Brasil e os primeiros a oferecer banho de água quente e ecologicamente correto”, frisou Johnson. Somente na Ponte Internacional da Amizade, foram 15 mil banhos, relatou, durante o período pandêmico em que muitas pessoas aguardavam a passagem pela fronteira.

Conforme o voluntário, a população em situação de rua aumentou muito em Foz do Iguaçu, sendo a ela que o banho solidário está sendo destinado. “São 555 moradores de rua em nosso cadastro”, elencou Johnson Mateus Santos.

Para atender centenas de pessoas semanalmente, incluindo idosos, crianças e mulheres, o projeto precisa de ajuda. A forma mais efetiva é a doação pelo Pix de qualquer valor, para a chave 09333897000140, que é o CNPJ da entidade. Ainda é possível doar cestas básicas, gêneros alimentícios e cobertores, bastando entrar em contato pelo WhatsApp: (45) 9904-9733.

Nos semáforos de Foz do Iguaçu, voluntários recebem contribuições em dinheiro para o projeto. Eles estão identificados, porém não mais vestidos de personagens como antes, reiterou o coordenador do projeto Anjos da Madrugada.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.