Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Operação flagra desmatamento em área de proteção perto do Parque

Meio Ambiente

Operação flagra desmatamento em área de proteção perto do Parque

Equipamentos usados para derrubar a vegetação nativa foram apreendidos; a área, embargada; e o proprietário da terra, autuado.

2 min de leitura
Operação flagra desmatamento em área de proteção perto do Parque
Agentes da Polícia Federal e servidores do ICMBio fizerama abordagem - foto: PF/divulgação
Publicidade


Operação flagrou desmatamento em área de proteção próxima ao Parque Nacional do Iguaçu, na cidade de Capanema (PR). Equipamentos usados para derrubar a vegetação nativa foram apreendidos, e o proprietário da terra, autuado.

A ação da Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu reuniu servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A fiscalização ambiental ocorreu em dois dias, 23 e 24 de janeiro.

Publicidade

A equipe se deparou com um trator de esteira e uma retroescavadeira que iniciavam a retirada ilegal da vegetação nativa. A área é de amortecimento, nas proximidades do Parque Nacional do Iguaçu.

A ação, conforme a PF, impediu maior dano ambiental. A área, localizada na linha Santa Terezinha, foi embargada, e os dois maquinários foram apreendidos.

“O responsável pela propriedade foi autuado e responderá por crime ambiental”, descreveu a corporação federal, sobre a abordagem na região do Parque.

Publicidade

Fiscalização no Parque

A Polícia Federal e o ICMBio realizam operações constantes na unidade de conservação e áreas do entorno. O objetivo é coibir crimes contra o meio ambiente, como a caça, a pesca e o desmatamento, prevenindo a exploração ilegal.

O Parque Nacional do Iguaçu é guardião de uma porção importante de Mata Atlântica no país. A rica biodiversidade abriga, inclusive, espécies de topo de cadeia, como a onça-pintada, cuja conservação é sinal de floresta preservada.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

5 comentários em “Operação flagra desmatamento em área de proteção perto do Parque”

  1. Maurício

    Quem e o criminoso?

  2. SILVIO FERREIRA

    É inútil a ação de fiscalização pois vira um juiz que tornará nulas as multas.😡

  3. Walter Carlesso

    Desde criem um parque terá que pagar três vezes o valor de mercado só proprietário, essa política de multar quem é proprietário é uma lei pornográfica, é um terrorismo contra o proprietário, se as leis ambientais determinam muitas, primeiro o Estado terá vc que indenizar, um exemplo na Amazônia lá poderá tudo menos produzir alimentos, se um proprietário rural desmatar é criminoso, mas ter uma quadrilha no governo pode

  4. Márcia Fagundes

    Este tipo de ação tem que ser uma constante, e esses criminosos tem responder por esses crimes, sem dó nem piedade. Multa, cárcere, e apreensão do maquinário. fiscalização severa sempre.

  5. Inês Cristina Pontes Simioni

    Tem que aplicar uma multa gigantesca, só assim, iremos combater esse tipo de crime.

Os comentários estão encerrado.