O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, está dando um passo importante para aprimorar a experiência dos visitantes e modernizar suas estruturas. Entre os dias 16 e 20 de junho, o designer de zoológicos Erik van Vliet realizou uma consultoria estratégica no local. Dessa maneira, o objetivo foi criar um plano mestre estratégico que servirá de guia para decisões sobre experiências imersivas e melhorias operacionais nos próximos anos.
LEIA TAMBÉM: Parque das Aves reforça cuidados com os animais no inverno
Segundo Soraya Penzin, diretora institucional do Parque das Aves, “esse é um momento de olhar para o futuro com responsabilidade e criatividade. O master plan é uma oportunidade de traduzir a missão do parque em propostas concretas, alinhadas com nossos valores e com o que há de mais atual em termos de bem-estar animal e acolhimento ao público”.
O especialista, reconhecido internacionalmente por projetos em zoológicos e aquários na Europa, América e Ásia, trouxe diretrizes para aprimorar a visita dos mais de 821 mil visitantes anuais. Além disso, o plano também propõe soluções para otimizar áreas operacionais e ampliar as estruturas do Parque das Aves, sempre respeitando a identidade e o contexto ambiental do atrativo.
Consultoria contínua
Esta é a terceira vez que Erik van Vliet colabora com o Parque das Aves, fortalecendo uma relação iniciada em 2017. Primeiramente, durante a consultoria, ele conduziu sessões de brainstorming e apresentou alternativas para a reestruturação dos espaços.
Paloma Bosso, diretora-técnica do parque, destaca: “A cada visita, Erik nos ajuda a ressaltar o potencial de encantamento que temos em nossos ambientes. A larga experiência dele, somada aos 30 anos de existência do Parque das Aves, é uma combinação perfeita para criarmos experiências ainda mais inesquecíveis aos nossos visitantes e potencializarmos o bem-estar de nossos animais e colaboradores.”
Processo dinâmico
O master plan, em construção, não será um documento engessado. Pelo contrário, funcionará como uma ferramenta prática e visual, adaptável às necessidades futuras e útil tanto para decisões internas quanto para apresentações a parceiros e apoiadores. Erik reforça que o objetivo é evitar planos inflexíveis e garantir que o atrativo continue inovando.
A visita do consultor internacional ocorre em um momento de transformação para o parque. Recentemente, membros do Conselho Diretor visitaram zoológicos de referência na Europa, buscando práticas inovadoras em experiência do público, bem-estar animal e gestão. Os aprendizados dessa viagem embasaram o desenvolvimento do master plan.
“Queremos que o Parque das Aves continue sendo um espaço no qual cada visita seja memorável. Para isso, precisamos contar com muita criatividade e conhecimento neste planejamento, pois só assim seguiremos com a melhor responsabilidade em nossas ações futuras. O master plan é mais do que uma estratégia, é uma ferramenta para estimular ideias e reforçar o compromisso do Parque das Aves com a excelência para os próximos anos”, realça Paloma.
Expertise com impacto global
Com mais de 30 anos de carreira, Erik van Vliet é referência global no design de habitats imersivos. Por fim, sua metodologia valoriza o diálogo com equipes locais e a adaptação às realidades de cada instituição, sempre propondo soluções acessíveis e inspiradoras.
Parque das Aves
O Parque das Aves, que completou 30 anos em 2024, é o principal centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica na região, sendo o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas. Como instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio do ingresso, consumo nos restaurantes e compras na loja de suvenires.