Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » Defesa Civil emite alerta para risco de temporal na fronteira

Meteorologia

Defesa Civil emite alerta para risco de temporal na fronteira

Aviso engloba os três estados do Sul do Brasil; região de Foz do Iguaçu pode ter vento forte e chuva de até 70 milímetros.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Defesa Civil emite alerta para risco de temporal na fronteira
Nuvens pesadas sobre Foz do Iguaçu, em imagem de arquivo do fotógrafo Marcos Labanca
Google News iconSiga-nos no Google News

A Defesa Civil Nacional emitiu alerta para o risco de temporais nas próximas horas nos três estados do Sul do Brasil. A instabilidade maior deve começar às 22h desta quarta-feira (5), com previsão de chuvas volumosas na quinta-feira (6). Para Foz do Iguaçu e região de fronteira, há possibilidade de rajadas de até 65km/h e 70mm de chuva.

Leia também:
Tempestade provoca transtornos em Foz do Iguaçu e fronteira

Publicidade

O alerta tem como base dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê que o “oeste do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná serão os locais mais afetados” pelo corredor de umidade vindo da Bolívia e do Paraguai, que chega ao Brasil com potencial para provocar tempestades até a manhã de sexta-feira (7).

Região em laranja pode ter chuvas e ventos fortes nas próximas 48 horas. Imagem: Inmet

No caso específico do Paraná, a Defesa Civil Nacional estima chuva acima da média, principalmente na quinta-feira, e “risco elevado de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”.

Ainda segundo o órgão, na sexta, os eventos podem avançar para áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A respeito, o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede que a população fique atenta às informações oficiais.

“É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre”, recomendou.

Descrição do fenômeno previsto, conforme publicação no site do Inmet

Outra orientação da Defesa Civil Nacional é cadastrar-se para receber notificações de alerta, enviando SMS com o CEP do endereço onde mora para o número 40199. Em Foz do Iguaçu, o telefone da Defesa Civil Municipal é o 199.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.