Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » “Verão” em Foz vai além do fim de semana. Mas friozão está na espreita

Meteorologia

“Verão” em Foz vai além do fim de semana. Mas friozão está na espreita

Os serviços de meteorologia são unânimes: temperaturas altas darão lugar ao frio na semana que vem. É impressionante a unanimidade dos serviços de meteorologia. Com ligeira variação pra baixo ou pra cima, apontam temperaturas de ...

4 min de leitura
“Verão” em Foz vai além do fim de semana. Mas friozão está na espreita
Tarde de sexta-feira, na região da Vila A. Calorão segue até quarta ou quinta-feira. Foto Marcos Labanca

Os serviços de meteorologia são unânimes: temperaturas altas darão lugar ao frio na semana que vem.

É impressionante a unanimidade dos serviços de meteorologia. Com ligeira variação pra baixo ou pra cima, apontam temperaturas de verão, em Foz, pelo menos até terça ou quarta-feira da semana que vem.

Publicidade

Depois, volta o frio. Não rigoroso, mas que não dispensa bons cobertores e agasalhos.

Serviço por serviço, veja as temperaturas previstas. Você vai observar que há diferenças, mas um ponto é comum: vivemos um veranico e tanto.

Simepar: previsão de máximas de 31 graus na sexta (20) e sábado, de 34 graus no domingo, 36 na segunda e 34 graus na terça-feira. Na quarta, chove e máxima cai para 26 graus (com mínima de 17).

AccuWeather: 34 graus cravados nos três dias, de sexta a domingo. Na segunda-feira, 35 graus e 33 graus na terça. Chove na quarta e máxima desce para 23 graus, com mínima de apenas 12 graus.

Tempo Agora: 37 graus na sexta-feira, 34 no sábado, 35 no domingo, 37 na segunda, 41 graus (ufa!) na terça-feira. Na quarta-feira, também prevê chuva, com máxima de 26 graus e mínima de 16.

Inmet: temperaturas de 34 graus sexta, 33 no sábado, 34 no domingo e 35 na segunda-feira (é até onde vai a previsão estendida do Inmet)

CPTEC/Inpe: 36 graus na sexta, 35 no sábado, 33 no domingo, 32 na segunda e 33 na terça-feira. Ao contrário dos anteriores, este serviço mantém temperatura alta na quarta-feira (31 graus). A chuva chega na quinta-feira, quando a temperatura despenca para 24 graus, com mínima de 16.

Climatempo: temperaturas de 37 graus na sexta, 34 no sábado, 35 no domingo, 37 na segunda e 41 na terça (olha a coincidência com a previsão do Tempo Agora). Assim como o CPTEC/Inpe, o Climatempo também segura a temperatura lá no alto pra quarta-feira. Aí, sim, na quinta-feira cai para 23 graus, com mínima de 13.

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Descontando-se alguma variação nos índices de máximas, todos os serviços garantem temperaturas de verão nos próximos dias. Pode chegar a 41 graus na terça-feira, dizem dois deles.

A única grande diferença é que três deles apostam em queda na temperatura na quarta-feira, dia 25 (dois deles falam em chuva, o Tempo Agora, não); os outros dois (Inmet não chega até lá) dizem que o friozinho volta na quinta-feira.

Para o CPTEC/Inpe, há grande chance de a chuva antecipar o frio, na quinta. Já o Climatempo prevê chuva pra quarta, sem diminuir o calor, e pra quinta-feira, quando caem as temperaturas.

LADO NEGATIVO

Foz às 9h30. Sol brilha e temperatura começa a esquentar. Foto Patrícia Iunovich

Pouca gente tem reclamado do calor, principalmente porque pela manhã o tempo está agradável.

Mas o problema não é o calor, é a baixa umidade relativa do ar. Ela varia durante o dia, mas não tem passado de 50%, quando o ideal – pra saúde – é acima de 60%.

A baixa umidade e o calor trazem ainda outra ameaça: a de incêndios, urbanos e de campo. Todo cuidado é pouco na hora de brincar com fogo, por esses tempos.

Também é importante lembrar que essa falta de chuvas (não só aqui, mas em toda a Região Sudeste) está fazendo com que o Rio Paraná se torne cada vez mais raquítico.

Na Argentina, o Serviço Nacional de Meteorologia alerta para o risco de escassez de água, nas regiões por onde o Rio Paraná passa.

E as perspectivas futuras não são boas: o serviço argentino diz que a recuperação do Rio Paraná só acontecerá quando houver regularidade no volume de chuva. E isso só deve ocorrer em fevereiro de 2022.

É a tal mudança climática de que tanto se fala.

Aliás, fica a questão meio assustadora: se em pleno inverno em Foz do Iguaçu pode ser atingida a temperatura de 41 graus, como será no verão?

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Os comentários estão encerrado.