Centro Universitário UDC participará do 1º Laboratório de Infraestrutura da Qualidade do Brasil

Um Acordo de Cooperação entre o Centro Universitário UDC e a ABNT foi assinado a fim de definir a participação de estudantes e professores da UDC como força de trabalho do Laboratório.
Siga a gente no

Mais uma vez, o Centro Universitário UDC se mostra na vanguarda da educação, inovação e tecnologia e terá estudantes e professores trabalhando no 1º Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (IQ) do Brasil, inaugurado, nesta terça-feira, no Parque Tecnológico Itaipu-PTI.

O projeto é uma parceria entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade – Abrac, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro e o Parque Tecnológico Itaipu – PTI.

“Quero destacar a parceria que temos, já de longo tempo, representada aqui pelo Vice-Reitor Acir e pelo Pró-Reitor Fábio Prado (UDC), que tem nos dado apoio e que com certeza vai nos dar muito mais, neste e em outros projetos, inéditos, que vamos desenvolver na região”, declarou o Presidente da ABNT Dr. Mario William Esper.    

Um Acordo de Cooperação entre o Centro Universitário UDC e a ABNT foi assinado a fim de definir a participação de estudantes e professores da UDC como força de trabalho do Laboratório.

O Vice-Reitor Dr. Acir do Prado e o Pró-Reitor Dr. Fábio Prado acompanharam a cerimônia de inauguração do Laboratório de QI. “Eu quero que essas informações cheguem na base, em nossos alunos. A educação liberta e a nossa função, enquanto educadores, é transformar a vida das pessoas. A palavra chave do nosso convênio é confiança.”, declarou o Pró-Reitor Fábio Prado. “Espero que nossa comunidade acadêmica ganhe muito com esse momento. É uma honra estar junto com o PTI, ABNT, Inmetro e Abrac”, complementou o Vice-Reitor Dr. Acir do Prado.  

Laboratório de Infraestrutura da Qualidade

Iniciativa da ABNT, Abrac, Inmetro e PTI, o Laboratório trará mais confiança às tecnologias desenvolvidas na Vila A, bairro inteligente de Foz do Iguaçu.

No local, empresas que desenvolvem soluções para cidades inteligentes terão acesso aos estudantes e professores da UDC e de outras instituições de ensino, que participarão das atividades no Laboratório e que poderão orientar e trabalhar conjuntamente em questões relacionadas à metrologia, às normas técnicas e à avaliação da conformidade.

Segundo o Presidente do Inmetro Dr. Marcos Heleno Guerson: “Vivemos hoje uma época de intensa inovação, com a particularidade da Industria 4.0 em que a tecnologia se transmite com muita rapidez. E nossa missão é prover soluções de infraestrutura da qualidade ao setor produtivo. Então, estamos montando aqui o 1º Laboratório de Infraestrutura da Qualidade do Brasil, para fazer experimentação, e nada mais natural do que fazer aqui, na Vila A Inteligente, onde já estamos validando várias tecnologias. Essa experiência vai nos permitir depois, expandir. Levar Foz do Iguaçu como uma referência para o resto do país.”

Laboratório trará mais confiança às tecnologias desenvolvidas na Vila A, bairro inteligente de Foz do Iguaçu.

Para o general Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI-BR, o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade tornará o projeto de cidade inteligente ainda mais confiável: “O processo de implementação de tecnologias com a Vila A Inteligente tem muita credibilidade. No início, nós comprávamos tecnologias para instalar na Vila A, hoje as empresas colocam seus produtos em nosso projeto, pois sabem que ela será testada, certificada, validada. O Laboratório de Infraestrutura da Qualidade, onde as tecnologias serão checadas, é um movimento muito positivos que positiva ainda mais o processo”.

O vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) Alexandre Xavier Martins falou sobre o contexto da infraestrutura da qualidade no Brasil. “Entender o contexto da Infraestrutura da Qualidade de uma maneira diferente, é fundamental para uma questão de transformação que envolve a ideia das novas tecnologias de forma mais fácil, acessível e menos onerosas”. 

O Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos da Prefeitura Municipal Paulo Angeli participou da cerimônia de inauguração do laboratório e disse: “Nossa cidade hoje é a que mais recebe investimentos federais em infraestrutura per capta. Somos referência nacional em diversas áreas e agora também na área de inovação. Há cada dia mais, nos orgulhamos de ser iguaçuenses”.  

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

-->