Prefeito discute ações de combate à covid-19 com trade turístico de Foz

Chico Brasileiro fez um balanço da estratégia e das medidas adotadas pelo município.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ | Redação

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) se reuniu com empresários e representantes de instituições do trade turístico de Foz do Iguaçu nessa sexta-feira, 26. O gestor apresentou um balanço das ações de enfrentamento à pandemia de covid-19, incluindo as recentes medidas de bloqueios microrregionais em bairros de maior concentração da doença.

Conforme Brasileiro, Foz do Iguaçu e o Paraná estão enfrentando o que chamou de “segunda onda” da pandemia, que faz aumentar o número de pessoas infectadas em toda a Região Sul do país. Para ele, o Centro e o Sudeste brasileiros passaram pela primeira onda de proliferação da covid-19. 

De acordo com informações obtidas pelo H2FOZ com interlocutores do prefeito que presenciaram a reunião, a estratégia da prefeitura é manter os bloqueios regionais para conter a disseminação do novo coronavírus nas comunidades que apresentam mais casos ativos. Esse indicador é fornecido por sistema de georreferenciamento.

“Na reunião, o prefeito disse que o momento é de alerta, mas que não pretende determinar o fechamento dos atrativos turísticos, abertos no último dia 10 de junho”, relatou a fonte consultada pela reportagem. “O objetivo é seguir com os bloqueios nos bairros indicados pela epidemiologia”, completou.

Na avaliação dos participantes da reunião, a partir dos indicadores oficiais, é possível avaliar que o turismo não está contribuindo para o avanço de casos de covid-19 no município. Conforme boletim diário da saúde pública, mais de 80% das infecções causadas pelo novo coronavírus são transmissões comunitárias ou locais; as “importadas” estão relacionadas a viagens de moradores da cidade. 

“Chico Brasileiro também disse que os atrativos e hotéis de Foz do Iguaçu estão cumprindo os protocolos previstos para dar segurança e garantir as condições sanitárias a hóspedes e visitantes”, afirmou o participante da reunião entre o prefeito e o trade turístico. 

A reportagem apurou que o administrador iguaçuense garantiu não haver colapso do sistema hospitalar e que existem 13 leitos de reserva que poderão ser acionados a qualquer momento, se for necessário. Chico Brasileiro também informou aos representantes do turismo que todas as medidas a serem tomadas serão articuladas com o Governo do Paraná.  

Outra medida anunciada pelo prefeito é o entendimento com a Secretaria de Estado da Saúde para a destinação de leitos exclusivos no município vizinho de São Miguel do Iguaçu (PR) ao tratamento de pacientes com a covid-19 de cidades da região.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.