Vento de mais de 100 km por hora atingiu região de Assunção (veja vídeo). Inmet mantém alerta amarelo para Foz

Temporal no Paraguai fez sete feridos, destelhou casas, derrubou árvores e torres da estatal Ande, especialmente em Villa Elisa e Ñembi.

Apoie! Siga-nos no Google News

A previsão de temporais em Foz do Iguaçu (alerta amarelo do Inmet), a partir das 13h de quinta, 7, não se confirmou (a validade era por 20 horas). Mas, nesta sexta-feira, 8, agora pela manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia renovou o "alerta amarelo" para tempestade em quase todo o Paraná.

O aviso, que tem início a partir das 10h, alerta para "chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h) e queda de granizo".

Há "baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos".

Na vizinhança

No Paraguai, onde o temporal chegou na quinta (7) à tarde, o vento provocou muitos estragos e prejuízos, além de deixar sete pessoas feridas, como reportam os jornais ABC Color e Última Hora. A situação mais grave foi registrada nas cidades de Ñembi e Villa Elisa, na região metropolitana de Assunção.

No vídeo, veja a força do vento, que levou pelos ares até uma piscina inflável de bom tamanho, com água e tudo.

Segundo o meteorologista Asmad Dami, embora não haja sistemas de medição em Ñemby e Villa Elisa, as características do vendaval indicam que superou os 100 quilômetros por hora, mas nada aponta que tenha sido um tornado.

Em Villa Elisa, árvores e postes caíram sobre as ruas, o que fez com que alguns moradores saíssem com motosserras para ajudar a desbloquear o tráfego.

Veja algumas fotos, feitas por moradores e publicadas no ABC Color e no Última Hora:

Várias casas perderam telhado. O telhado do colégio particular San Francisco voou pelos ares. O mesmo ocorreu – e até com maior gravidade – no colégio público Miguel A. Rodríguez, em Ñembi.

Destruição e muito susto no colégio público.

“Foram os minutos mais assustadores da nossa vida", disse o diretor do colégio Miguel A. Rodríguez, Albino Franco, ao Última Hora..

“Foi algo muito rápido. Algo gigantesco. Vocês nãopodem nem imaginar o susto e a impotência de não se saber o que fazer com os jovens (alunos)", disse ainda o professor, emocionado.

O hospital distrital de Villa Elisa também sofreu danos. Foi neste hospital que foram atendidas sete pessoas que ficaram feridas – sem gravidade – por causa do temporal.

Veja o vídeo do momento do temporal, feito provavelmente por uma professora.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.