Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Agricultores do Paraguai montam “barreira” na Ponte da Amizade

Paraguai

Agricultores do Paraguai montam “barreira” na Ponte da Amizade

Objetivo da ação, ocorrida no fim de semana, era dificultar a entrada de produtos contrabandeados do Brasil e da Argentina.

2 min de leitura
Agricultores do Paraguai montam “barreira” na Ponte da Amizade
Produtores permaneceram no local entre a madrugada e a manhã de sábado (9). Foto: Gentileza/La Nación
Publicidade

Cerca de 30 produtores de hortifrutigranjeiros do Paraguai participaram, no fim de semana, de uma vigília, na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, para tentar dificultar a entrada de vegetais contrabandeados do Brasil e da Argentina.

Leia também:
Homem é flagrado com 5 quilos de cocaína presa ao corpo na BR-277

Publicidade

De acordo com o jornal La Nación, a ação foi organizada pela Associação de Produtores Frutihortícolas de Caaguazú, a qual reclama que a falta de fiscalização na fronteira faz com que o mercado paraguaio seja inundado com produtos de contrabando.

Os agricultores permaneceram no local entre as 2h e as 10h de sábado (9), indicando aos agentes aduaneiros possíveis cargas irregulares e pressionando pela apreensão de itens como tomates, batatas e cebolas, que fazem concorrência à produção local.

Ao La Nación, o administrador da aduana de Ciudad del Este, Alcides Brizuela, negou que a Ponte da Amizade seja o principal ponto de entrada ilegal de produtos vegetais e animais em território paraguaio.

Publicidade

“Não é a primeira vez que eles acompanham o controle aduaneiro na zona primária”, apontou. “O trabalho de hoje [sábado] foi feito da mesma maneira que é feito habitualmente, não houve uma operação distinta.”

Para esta segunda-feira (11), está prevista uma reunião entre representantes dos agricultores e do órgão aduaneiro, para a discussão de medidas voltadas a impedir a entrada de produtos sem o pagamento de impostos e sem a devida inspeção sanitária.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

1 comentário em “Agricultores do Paraguai montam “barreira” na Ponte da Amizade”

  1. Cradio

    Mas veja só que ironia do destino. Nossos hermanos paraguaios reclamando de produtos contrabandeados sem pagar impostos inundando o mercado local. Kkkkkkkkkkkk, espiada pronta ou 1 de abril.o mundo da voltas meus queridos

Os comentários estão encerrado.