A Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac) do Paraguai habilitou, na última sexta-feira (21), a nova área de embarque do principal aeroporto do país.
Leia também:
Revista internacional escolhe Assunção como destino turístico para 2026
Localizado na região metropolitana de Assunção, o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi recebe voos procedentes dos demais países da América e da Europa.
De acordo com a Dinac, a estrutura faz parte do Programa de Melhorias Contínuas (PMC) dos aeroportos do Paraguai. A ação tem como objetivo otimizar as instalações aeroportuárias e elevar os padrões de qualidade, segurança e eficiência operacional.
No caso da área de embarque do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, 2,2 mil metros quadrados de área útil foram adicionados, no trecho do antigo terraço.
O novo setor inclui equipamentos de controle de segurança que quadruplicam a capacidade de inspeção das autoridades do Paraguai. Assim, a melhoria elimina um dos entraves à operação aeroportuária no local, contribuindo para diminuir as filas de espera.
Além disso, a área de fiscalização migratória ganhou novas cabines, com capacidade para cem passageiros em fila. Nos horários de pico, portanto, a passagem pelos guichês da Direção Nacional de Migrações ocorrerá de forma mais ágil.
Conforme a Dinac, a antiga área de embarque do principal aeroporto do Paraguai “ficará fechada permanentemente, com a nova obra tornando-se o único acesso”.
Para o próximo ano, a instituição prevê incorporar mais melhorias ao terminal, como duas máquinas adicionais para inspeção de bagagens e dois escâneres corporais, ademais de guichês do tipo E-gate para inspeção automatizada de documentos.
Entre janeiro e setembro de 2025, cerca de 975 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi no Paraguai.

