Com a participação das maiores lojas do comércio de importados em Ciudad del Este, começa hoje (20) e irá até domingo (23) a megaliquidação Black Friday no Paraguai.
Leia também:
Guia de segurança para turistas em Foz do Iguaçu e na fronteira
O evento de compras tem a organização da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, em parceria com instituições públicas e privadas.
Durante os quatro dias da Black Friday, muitas das lojas de Ciudad del Este atuarão com horário ampliado, abrindo mais cedo e fechando mais tarde.
O principal atrativo, descontos de até 70% em itens como celulares, eletrônicos, acessórios e equipamentos de informática, além de brinquedos, perfumes, cosméticos, bebidas e confecções.
Em 2025, de acordo com os organizadores, a data para a Black Friday coincide com o feriado brasileiro do Dia da Consciência Negra. Assim, os lojistas locais esperam atrair mais de 250 mil visitantes na soma dos quatro dias da promoção.
Já quanto ao faturamento, há expectativa de superar os US$ 360 milhões da edição 2024, tendo por base fatores como a melhor cotação do dólar.
A estrutura montada para a Black Friday em Ciudad del Este inclui praça de alimentação E ruas com circulação exclusiva para pedestres, ademais de barracas com serviços de apoio.
Estarão de prontidão, por exemplo, equipes da Polícia Nacional do Paraguai, socorristas dos bombeiros e representantes do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor.
As novidades da Black Friday no Paraguai podem ser acompanhadas, em tempo real, no Instagram oficial da megaliquidação em Ciudad del Este: @blackfridaycde.
Dicas para a Black Friday no Paraguai
Compre apenas nas lojas identificadas com o selo da Black Friday 2025. Desconfie de ofertas extremamente tentadoras feitas por terceiros, bem como evite seguir as recomendações dadas pelos “guias de compras” nos arredores da Ponte da Amizade.
Para fugir das filas na Ponte da Amizade, deixe o carro em Foz do Iguaçu e atravesse a fronteira a pé, de ônibus ou com transporte turístico. As principais lojas de Ciudad del Este estão a uma curta distância de caminhada em relação à fronteira.
Pesquise previamente a cotação do dólar, em busca de taxa mais vantajosa. Evite pagamentos com cartões, sujeitos a tributação. Ademais, muitas das lojas participantes da Black Friday aceitam PIX, o que pode trazer vantagem para o consumidor.
Em caso de problemas, procure a Polícia Turística na cabeceira da Ponte da Amizade, os postos volantes de policiamento ou o Escritório de Defesa do Consumidor (WhatsApp: +595 973 595792).
Ao retornar ao Brasil após suas compras na Black Friday, lembre-se de que a cota livre de impostos para compras no exterior é de US$ 500 por CPF. Para tirar dúvidas sobre a cota, em publicação especial feita pelo H2FOZ, clique aqui.
Já para conferir mais dicas e contatos úteis, no Guia de Segurança para Turistas em Foz do Iguaçu e Fronteira, clique aqui.

