Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Black Friday no Paraguai: turistas brasileiros recuperam dinheiro

Paraguai

Defesa do consumidor

Black Friday no Paraguai: turistas brasileiros recuperam dinheiro

Órgão de Defesa do Consumidor do Paraguai está atuando em parceria com entidades de Foz do Iguaçu, como o Procon e a OAB.

3 min de leitura
Black Friday no Paraguai: turistas brasileiros recuperam dinheiro
Durante a Black Friday, Defesa do Consumidor está com postos volantes nas áreas de maior circulação no centro de Ciudad del Este. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Iniciada nessa quinta-feira (20), a edição 2025 da megaliquidação Black Friday no Paraguai conta com uma estrutura especial de proteção ao consumidor.

Leia também:
Informações e dicas para aproveitar a Black Friday 2025 no Paraguai
Veja quanto está a cotação do dólar no Paraguai para a Black Friday

Publicidade

Posicionados em esquinas e locais de grande visibilidade, funcionários do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor, de Ciudad del Este, estão tirando dúvidas e atuando quando necessário.

O plantão especial durante a Black Friday tem a participação da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Sedeco) do Paraguai.

Além disso, instituições de Foz do Iguaçu, como a Procuradoria do Consumidor (Procon) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), auxiliam nas orientações jurídicas.

Logo no primeiro dia da Black Friday, os fiscais autuaram duas lojas de Ciudad del Este, por três casos denunciados por turistas brasileiros.

Na primeira situação, ocorrida em uma loja com o letreiro “Xiaomi” na fachada, no Paseo San Blas, dois consumidores apresentaram denúncias separadas. Em ambos os casos, conforme os relatos dos clientes, a loja teria cobrado no cartão valores acima do combinado entre vendedores e clientes.

Após intermediação das equipes de plantão na Black Friday, houve acordo para devolução do dinheiro cobrado a mais. Assim, os visitantes recuperaram R$ 6,7 mil. Entretanto, o caso foi remetido ao promotor Gabriel Segovia, do Ministério Público do Paraguai, para análise.

Já a outra ocorrência teve lugar também no Paseo San Blas, em uma loja do Shopping Alfonso. Um brasileiro residente em São Paulo relatou aos fiscais ter constatado diferença entre o preço pactuado e a cobrança realizada.

Tal como na primeira situação, houve acordo entre as partes, e o gerente da loja concordou em devolver R$ 3,6 mil ao cliente.

Plantão na Black Friday

O plantão do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor continuará ao longo de toda a megaliquidação Black Friday, prevista para durar até domingo (23).

Fiscais da Defesa do Consumidor montaram plantão especial no centro de Ciudad del Este.
Fiscais da Defesa do Consumidor montaram plantão especial no centro de Ciudad del Este. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

As ações de fiscalização recebem apoio das principais associações empresariais de Ciudad del Este, como a Câmara de Comércio e Serviços.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.