Conhecida pela produção de itens como roupas de cama, banho e mesa, a indústria brasileira Karsten está prestes a abrir uma fábrica no Paraguai.
Leia também:
Paraguai divulga balanço de apreensões na Ponte da Amizade
Nesta segunda-feira (19), terá início o processo de treinamento dos futuros trabalhadores da companhia. A capacitação estará a cargo do Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP) do Paraguai, em parceria com a empresa.
De acordo com o jornal La Nación, o “intensivão” está destinado a 40 trabalhadores, que treinarão suas habilidades em uma estrutura no Parque Empresarial Global, situado a 11 quilômetros da Ponte da Amizade.
Já a unidade da Karsten no Paraguai se encontra em fase de finalização no Parque Logístico Gical. O parque está localizado no antigo km 12,5 da Rodovia PY02, também em Ciudad del Este.
O país vizinho oferece aos investidores vantagens como menor carga tributária, disponibilidade de energia barata e fácil estrutura de acesso ao Brasil. Além disso, conta com regimes tributários como o da Lei da Maquila, voltada para processos industriais.
A região de Ciudad del Este, por sua posição na fronteira entre Paraguai e Brasil, figura como destino da maior parte dos investimentos.
Investidores brasileiros no Paraguai
O Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai recebeu, na semana passada, uma nova comitiva de empresários brasileiros interessados em investir no país.
De acordo com a assessoria da pasta, os potenciais investidores, oriundos de Minas Gerais e São Paulo, têm como foco os setores de infraestrutura e serviços.
A comitiva contou, por exemplo, com integrantes de uma empresa de saneamento básico interessados nas obras de expansão das redes de água e esgoto no Paraguai.

