Camelôs e comerciantes que atuam em via pública na área central de Ciudad del Este estão celebrando os bons números de vendas em 2025. Já o ano de 2026 começou igualmente positivo na segunda maior cidade do Paraguai.
Leia também:
Como está a cotação do dólar no Paraguai em janeiro de 2026?
Em declarações ao jornal La Clave, Víctor López, dirigente do setor, indicou que dezembro, principalmente, foi “extraordinário em termos de vendas”.
“Vendemos muitíssimo, de manhã até a noite”, confirmou López, estimando um acréscimo de até 30% no faturamento do comércio de rua no Paraguai. “Os compristas chegavam e chegavam cada vez mais.”
Na visão do dirigente, o comércio de Ciudad del Este pode ganhar ainda mais com melhorias que facilitem a circulação de visitantes e de mercadorias.
“Com a abertura da Ponte da Integração, vamos ver muito mais fluxo de veículos e de estrangeiros entrando para fazer compras em Ciudad del Este”, avaliou.
A Ponte da Integração receberá o fluxo de caminhões e ajudará a diminuir as filas na fronteira entre Brasil e Paraguai. Atualmente, a via está aberta apenas para a passagem de caminhões vazios (em lastre). Ao longo de 2026, outros veículos receberão permissão.
Para López, o comércio na área central de Ciudad del Este funciona como um multiplicador de recursos para toda a região de fronteira.
“Se o microcentro de Ciudad del Este está bem, os bairros também. A maioria dos que trabalham aqui vivem em Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazu. Se há dinheiro nas ruas, há liquidez em toda a região”, apontou.
Para ler a matéria do La Clave, em espanhol, clique aqui.

