A Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) do Paraguai está certificando estabelecimentos que atuam com o público turístico na região de Ciudad del Este.
Leia também:
Natal no Paraguai: confira como foi a abertura da programação
Os processos em andamento incluem, atualmente, um alojamento e três empresas do ramo da gastronomia. A ação tem como objetivo garantir a aplicação de padrões de excelência para atendimento aos turistas nacionais e estrangeiros.
A lista divulgada pela Senatur do Paraguai cita o Distrito Brewing Co., a Casa Mestiza Café e o Mburuvicha Restaurant, em Ciudad del Este, bem como a Cabaña Mi Querido Viejo, em Juan León Mallorquín.
A certificação consiste em verificar se as empresas atendem a uma série de requisitos, tendo como base os padrões internacionais de atendimento.
De acordo com a Senatur, futuramente, o processo será estendido a outros estabelecimentos, visando a criar uma rede que contemple as necessidades dos viajantes.
O órgão de turismo do Paraguai vem organizando, ao longo dos últimos anos, uma série de ações para profissionalizar e potencializar o setor no país.
O trabalho inclui concursos para a escolha dos melhores banheiros ao longo das rodovias paraguaias e incentivos à capacitação hoteleira.
Além disso, o Paraguai adotou, como política de governo, atrair eventos esportivos internacionais, como finais de competições de futebol e provas de automobilismo.
Em 2031, por exemplo, a capital paraguaia, Assunção, sediará os Jogos Pan-Americanos. Para conquistar a sede, a cidade derrotou a candidatura brasileira apresentada pela dupla Rio de Janeiro e Niterói.
Localmente, em Ciudad del Este, poder público e instituições empresariais têm atuado para fortalecer o setor de compras e melhorar a estrutura urbana do município.

