Segunda cidade mais populosa do Paraguai, atrás apenas da capital, Assunção, Ciudad del Este está comemorando, nesta terça-feira (3), seu aniversário de 69 anos.
Leia também:
Paraguai começa 2026 com redução no preço dos combustíveis
Fundada em 3 de fevereiro de 1957, no ponto escolhido para receber a cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, Ciudad del Este surgiu com um nome bucólico: Puerto Flor de Lis.
Em seguida, teve seu nome alterado para Puerto Presidente Stroessner, em homenagem a Alfredo Stroessner, então comandante do país.
Em 1989, após a queda da ditadura de Stroessner, a população participou de uma votação para escolher o novo nome da cidade. Venceu Ciudad del Este (Cidade do Leste), em referência à posição da cidade na Região Leste do Paraguai.
Capital do departamento (estado) de Alto Paraná, Ciudad del Este tem, conforme o Censo 2022, 325.819 habitantes. Sua região metropolitana, contudo, abriga 578.920 moradores, na soma com Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazú.
A economia do município é baseada no comércio, embora outros setores também exerçam peso importante na geração de empregos. É o caso, por exemplo, da área da educação, com destaque para os cursos de Medicina oferecidos pelas instituições locais.
Além do aniversário, Ciudad del Este celebra, nesta terça-feira, a festa religiosa em homenagem ao padroeiro dos católicos da cidade, São Brás (San Blas).
Tradicionalmente, os festejos do padroeiro começam cerca de dez dias antes, com novenas e apresentações artísticas na esplanada da Catedral San Blas.
Outro ponto alto da programação do aniversário de Ciudad del Este é o evento musical Eco Fest. Neste ano, o festival aconteceu no domingo (1.º), com a participação de artistas internacionais como a banda argentina Los Auténticos Decadentes.

