Os eleitores de Ciudad del Este foram às urnas, nesse domingo (5), para as votações internas dos partidos e movimentos políticos que apresentarão candidatos na eleição suplementar para prefeito, marcada para o dia 9 de novembro.
Leia também:
Compras no Paraguai: prefeitura fecha loja após denúncia de brasileiro
Convocada pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), a eleição definirá quem completará o mandato do prefeito Miguel Prieto, até dezembro de 2026. Em agosto, Prieto foi destituído pela Câmara dos Deputados, após denúncias por suposta má gestão.
No total, os partidos e movimentos políticos apresentaram seis pré-candidatos aos eleitores de Ciudad del Este:
– Roberto González Vaesken, Rubén Azcona e Ygnacio Flores (León Karê), pelo Partido Colorado;
– Daniel Pereira Mujica, pelo movimento independente Consciência Democrática Esteña Yo Creo;
– Celso “Kelembú” Miranda, pelo Partido Patria Soñada; e
– Jorge Daniel Romero Lovera, pelo Partido Ecologista.
Sem rivais em suas legendas, Daniel Pereira Mujica, Celso “Kelembú” Miranda e Jorge Daniel Romero Lovera passaram apenas por processo de oficialização.
Já o Partido Colorado, de acordo com os resultados divulgados, definiu o ex-governador Roberto González Vaesken como seu candidato a prefeito em Ciudad del Este.
Dos colorados que participaram da eleição interna, 14.877 escolheram González Vaesken, enquanto Azcona recebeu 1.221 votos, e Flores ficou com somente 199.
Disputa polarizada em Ciudad del Este
Conforme os analistas políticos, a disputa em Ciudad del Este deverá concentrar-se em torno de Mujica e González Vaesken.
Mujica conta com o apoio de Miguel Prieto, que segue com grande respaldo popular. Prieto acusa os adversários de terem conspirado para retirá-lo da vida pública, principalmente após o anúncio de que pretende candidatar-se à Presidência da República em 2028.
Já González Vaesken possui o respaldo da maior máquina partidária do Paraguai. Atualmente, o Partido Colorado controla o governo nacional, o departamento (estado) de Alto Paraná (cuja capital é Ciudad del Este) e a diretoria paraguaia de Itaipu.
Até a posse do novo prefeito, prevista para a segunda quinzena de novembro, Ciudad del Este continuará sob o comando da vereadora María Portillo. O grupo político de Portillo (Partido Liberal Radical Autêntico) apoia a candidatura de Mujica.