Os quatro candidatos à prefeitura de Ciudad del Este encerraram, na noite dessa quinta-feira (6), a campanha eleitoral. A disputa está marcada para domingo (9), com previsão de anúncio do resultado preliminar por volta das 20h.
Leia também:
Ciudad del Este terá eleição municipal no domingo (9) — saiba mais
O pleito foi convocado pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) após a cassação do mandato do prefeito Miguel Prieto, em agosto. Como no Paraguai não há vice-prefeito, a legislação determina a realização de eleições suplementares.
Conforme o TSJE, quem vencer a disputa deste domingo em Ciudad del Este tomará posse na segunda quinzena do mês, para governar a cidade até dezembro de 2026.
Daniel Pereira Mujica, candidato do Movimento Consciência Democrática Esteña Yo Creo, finalizou sua campanha com um ato no Lago da República.
Mujica tem o apoio de Miguel Prieto e da atual prefeita interina de Ciudad del Este, vereadora María Portillo (PLRA). Além disso, conta com a adesão dos principais partidos e movimentos políticos de oposição ao atual governo do Paraguai.
O principal adversário de Mujica é o ex-governador Roberto González Vaesken, do governista Partido Colorado. Em declarações dadas durante seu ato de encerramento, disse estar otimista com a capacidade do partido em levar seus eleitores às urnas.
Ademais, os eleitores de Ciudad del Este poderão votar em Daniel Romero Lovera, do Partido Ecologista, e Celso “Kelembú” Miranda, do Partido Patria Soñada.
Para saber mais sobre a eleição de domingo, que terá patrulhamento policial reforçado no lado paraguaio da fronteira, clique aqui.

