Os mais de 237 mil eleitores de Ciudad del Este irão às urnas, neste domingo (9), para escolher o prefeito que comandará a cidade até dezembro de 2026.
Leia também:
Black Friday no Paraguai: Ciudad del Este espera 250 mil visitantes
A eleição foi convocada pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) em agosto, após a destituição do prefeito Miguel Prieto. Como no Paraguai não existe o cargo de vice-prefeito, a legislação determina a convocação de uma eleição suplementar.
Assim, os moradores de Ciudad del Este terão de votar para definir o prefeito que finalizará o mandato de Prieto.
Quatro postulantes estão na disputa pelo cargo:
— Roberto González Vaesken (1), do Partido Colorado;
— Daniel Pereira Mujica (123), do Movimento Consciência Democrática Esteña Yo Creo;
— Daniel Romero Lovera (43), do Partido Ecologista; e
— Celso “Kelembú” Miranda (300), do Partido Patria Soñada.
Conforme as projeções, a briga pela preferência dos eleitores de Ciudad del Este está polarizada entre Daniel Pereira Mujica e Roberto González Vaesken.
Mujica conta com o apoio do prefeito destituído Miguel Prieto e dos principais partidos e movimentos políticos de oposição, enquanto González Vaesken tem, a seu favor, a máquina eleitoral do governista Partido Colorado.
Atualmente, a prefeitura de Ciudad del Este está sob o comando de uma prefeita interina, a vereadora María Portillo (Partido Liberal Radical Autêntico). Portillo permanecerá no posto até a segunda quinzena do mês, quando o vencedor do pleito tomará posse.
A eleição suplementar em Ciudad del Este terá 23 locais de votação, com entrada permitida até as 17h. Apesar do uso de cédulas de papel, a divulgação do resultado preliminar está prevista para ocorrer por volta das 20h de domingo.

