Ciudad del Este terá, neste domingo (5), eleições internas dos partidos e movimentos políticos para a definição dos candidatos que concorrerão à prefeitura nas eleições suplementares do dia 9 de novembro.
Leia também:
Sua ponte para as notícias do país vizinho — canal Paraguai
A disputa interna faz parte do calendário estabelecido pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE). Uma vez oficializados, os candidatos aprovados pelas legendas terão o nome inserido nas cédulas de votação.
A eleição suplementar em Ciudad del Este ocorre devido à destituição do prefeito Miguel Prieto (Yo Creo), determinada pela Câmara dos Deputados do Paraguai. Quem vencer em novembro completará o mandato, previsto para durar até dezembro de 2026.
De momento, seis pré-candidatos estão inscritos:
– Roberto González Vaesken, Rubén Azcona e Ygnacio Flores (León Karê), pelo Partido Colorado;
– Daniel Pereira Mujica, pelo movimento independente Consciência Democrática Esteña Yo Creo;
– Celso “Kelembú” Miranda, pelo Partido Patria Soñada; e
– Jorge Daniel Romero Lovera, pelo Partido Ecologista.
Aliado de Miguel Prieto, Daniel Pereira Mujica tentará manter o grupo político no comando de Ciudad del Este. Seu principal rival virá da disputa interna do Partido Colorado, com o ex-governador Roberto González Vaesken despontando como o nome mais forte.
A disputa interna do Partido Colorado terá 16 locais de votação espalhados pela cidade, enquanto os demais terão apenas um por partido ou movimento.
Crise política em Ciudad del Este
A destituição de Miguel Prieto causou grande comoção popular em Ciudad del Este, pois o prefeito acumulava altos índices de aprovação.
A Controladoria-Geral da República do Paraguai acusou Prieto de irregularidades em destinação de recursos, contratos e nomeações. Por outro lado, o agora ex-prefeito afirmou ser alvo de perseguição, após manifestar intenção de concorrer à presidência.
Atualmente, Ciudad del Este está sob o comando de uma prefeita interina, a vereadora María Portillo, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA).