A Junta (Câmara) Municipal de Ciudad del Este aprovou, nessa terça-feira (23), declaração de emergência viária no município.
Leia também:
Saiba mais sobre as interdições ao tráfego na Ponte da Amizade
A medida, proposta pelo vereador Sebastián Martínez (Yo Creo), tem como base o mau estado de conservação de pelo menos três pontes no município.
De acordo com o vereador, a medida tem como objetivo elevar a prioridade para os reparos, bem como facilitar a adoção de medidas pela prefeitura de Ciudad del Este.
“Trata-se de uma situação de alto risco evitável. As pontes estão em condições críticas e precisam de intervenção imediata, ademais de sinalização preventiva, e, se for necessário, restrição ao tráfego”, indicou Martínez, citado pelo jornal ABC Color.
Uma das pontes, já visitada pela prefeita interina de Ciudad del Este, María Portillo, fica no bairro Santa Ana. No local, há uma cratera com mais de cinco metros de diâmetro. O buraco compromete a estabilidade da estrutura e põe motoristas e pedestres em risco.
Por outro lado, no bairro Fátima, uma ponte utilizada como acesso a uma escola está fechada por decisão dos vizinhos, devido ao perigo de desmoronamento.
Além disso, no bairro María Auxiliadora, também em Ciudad del Este, uma ponte sobre um riacho está interditada, nas duas cabeceiras, por conta da erosão.
Com a declaração de emergência, os vereadores esperam que a prefeitura de Ciudad del Este inicie, o quanto antes, os trabalhos de reparação.