A prefeita interina de Ciudad del Este, María Portillo (PLRA), denunciou, em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, a destruição de parte da decoração natalina da segunda maior cidade do Paraguai.
Leia também:
Navidad del Este: veja como será o Natal de 2025 no Paraguai
De acordo com Portillo, a situação ocorreu na noite de quarta-feira (5), após a passagem de um grupo político pela região do Lago da República. Conforme as imagens difundidas pela prefeitura, o grupo portava bandeiras vermelhas, alusivas ao Partido Colorado.
No domingo (9), Ciudad del Este irá às urnas para escolher o futuro prefeito, com quatro candidatos na disputa. Entretanto, dois candidatos, Dani Mujica (Yo Creo) e Roberto González Vaesken (Colorado), polarizam a campanha eleitoral na cidade.
Os estragos relatados pela prefeita interina incluem a destruição de adornos do projeto Navidad del Este. Além disso, o Papai Noel gigante instalado nos arredores do lago também sofreu danos.
“Repudiamos esse tipo de atitudes violentas. Convidamos toda a população que caminha pela região do lago a cuidar do patrimônio de todos”, afirmou a interina.
Ciudad del Este levou adiante, nos últimos anos, a maior programação pública de Natal no Paraguai, com decoração de ruas e praças e apresentações culturais.
Neste ano, o projeto Navidad del Este estará menor, concentrado nos arredores do Lago da República e áreas de grande circulação de pessoas.
O encolhimento tem a ver com a situação política em Ciudad del Este. No mês de agosto, após dois meses intervenção, o prefeito Miguel Prieto teve seu mandato cassado. Com isso, atividades como a programação natalina passaram por readequação.
Para saber mais sobre a cassação de Miguel Prieto, clique aqui. Já para conferir os detalhes da eleição suplementar marcada para domingo em Ciudad del Este, clique aqui.

