Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Comércio fronteiriço do Paraguai cresceu 11,3% em 2025

Paraguai

CDE, PJC, Salto del Guairá...

Comércio fronteiriço do Paraguai cresceu 11,3% em 2025

Projeções do Banco Central do Paraguai (BCP) indicam panorama favorável também para 2026, com demanda puxada por brasileiros e argentinos.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Comércio fronteiriço do Paraguai cresceu 11,3% em 2025
Ciudad del Este é o principal destino de compras do Paraguai. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Google News iconSiga-nos no Google News

Em 2025, as vendas no comércio das cidades fronteiriças do Paraguai cresceram 11,3% na comparação com as do ano anterior. Os dados constam de um estudo elaborado pela Gerência de Estudos Econômicos do Banco Central do Paraguai (BCP).

Leia também:
Ladrões roubam “canetas emagrecedoras” de farmácia no Paraguai

Publicidade

De acordo com o balanço, a movimentação em polos como Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero chegou a US$ 3,1 bilhões.

Para os analistas do Banco Central do Paraguai, citados pelo jornal La Nación, a depreciação do dólar em relação às moedas da região favoreceu o comércio fronteiriço.

Com o real e o guarani mais fortes, as principais clientelas das lojas de Ciudad del Este, por exemplo, ganharam poder de compra. Além disso, o afrouxamento das restrições ao dólar na Argentina ajudou a trazer de volta os consumidores do país.

Especificamente no recorte dos bens de consumo, a movimentação no comércio fronteiriço do Paraguai alcançou US$ 1 bilhão em 2025, alta de 11%.

“Também ocorreram altas relevantes em bens intermediários e de capital, o que evidencia que o aumento não responde só ao consumo final, mas também a uma maior atividade econômica e comercial vinculada à produção e à logística”, destaca o relatório.

Para 2026, os analistas do Banco Central do Paraguai projetam continuidade das condições favoráveis do câmbio, com expectativa de aumento nas vendas em Ciudad del Este e demais polos fronteiriços.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário