A Administração Nacional de Eletricidade (Ande) do Paraguai promoveu, nesse fim de semana, mais uma etapa do trabalho de retirada dos emaranhados de fios dos postes da área central de Ciudad del Este.
Leia também:
Incêndio de grande porte atinge loja de eletrodomésticos no Paraguai
De acordo com a Ande, o trabalho esteve concentrado em cerca de 15 quadras localizadas nas áreas próximas à Ponte Internacional da Amizade.
A estatal de energia do Paraguai retirou fios próprios e de empresas de telecomunicações que prestam serviços de internet, telefonia e televisão por assinatura.
Conforme a Ande, a remoção aconteceu em locais como as avenidas San Blas, Camilo Recalde, Emiliano R. Fernández e Leonardo Ramírez. Tais vias estão situadas à direita de quem entra no Paraguai pela Ponte da Amizade, procedente do Brasil.
Previamente, a empresa implantou fiação subterrânea e substituiu equipamentos de distribuição de energia. Assim, além da questão estética, a empresa espera contribuir para a confiabilidade do sistema, reduzindo riscos de apagões e “picos” de energia.
A retirada dos emaranhados de fios na segunda maior cidade do Paraguai começou em 2022. Na ocasião, a Ande implementou rede subterrânea na Avenida Pioneros del Este, entre a prefeitura e o cruzamento com a Rodovia PY02.
Em seguida, teve início o trabalho de modernização da rede no entorno da Avenida Adrián Jara, à esquerda de quem entra no Paraguai vindo de Foz do Iguaçu.
Em paralelo, Ciudad del Este segue promovendo ações de melhorias urbanas, no intuito de tornar a cidade mais amigável para moradores e turistas.
(Com informações da Ande)

