Parceiros de longa data, Brasil e Paraguai pretendem intensificar a colaboração bilateral em temas relacionados à Justiça Eleitoral.
Leia também:
Eleições no Paraguai: saiba os números dos candidatos em Ciudad del Este
Nessa sexta-feira (17), o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai, ministro Jaime Bestard, dialogou com o embaixador do Brasil em Assunção, José Antonio Marcondes.
No encontro, Bestard e Marcondes coincidiram em relação ao compromisso de fortalecimento das relações bilaterais em temas ligados às eleições nos dois países.
Em 2026, os cidadãos de Brasil e Paraguai irão às urnas para a escolha dos ocupantes de diferentes cargos. No lado brasileiro, os eleitores votarão para definir representantes nacionais e estaduais. Enquanto isso, no lado paraguaio, os cidadãos escolherão os futuros prefeitos e vereadores.
No final da década de 1990 e no início dos anos 2000, a Justiça Eleitoral brasileira chegou a emprestar urnas eletrônicas para o país vizinho.
Atualmente, o Paraguai usa um sistema de máquina de votação. O mecanismo combina o registro automatizado do voto com a emissão de uma cédula de papel depositada na urna.
“A reunião aconteceu em um ambiente cordial, refletindo o interesse mútuo de estreitar laços institucionais entre Paraguai e Brasil para uma ampla cooperação em temas eleitorais”, diz o comunicado do TSJE.
No próximo mês, Assunção sediará a Conferência da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore). Conforme os organizadores, o evento, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro, terá a participação de autoridades eleitorais de mais de 30 países.
(Com informações do TSJE do Paraguai)