Eleito com quase 70% dos votos, o economista Daniel Pereira Mujica (Yo Creo) terá a incumbência de comandar, até dezembro de 2026, a prefeitura de Ciudad del Este.
Leia também:
Paraguai: confira o resultado da eleição para prefeito em Ciudad del Este
Dani Mujica venceu a eleição suplementar realizada no último domingo (9), derrotando o candidato do Partido Colorado, Roberto González Vaesken, e outros dois oponentes.
González Vaesken fez apenas 28,6% dos votos válidos, enquanto Celso “Kelembú” Miranda (Pátria Sonhada) e Daniel Romero (Partido Ecologista) sequer chegaram a 1%.
A eleição suplementar em Ciudad del Este foi convocada pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), em agosto, por exigência da legislação do país.
No mês em questão, o então prefeito da segunda maior cidade do Paraguai, Miguel Prieto, perdeu o mandato após denúncias por suposto mau uso de recursos públicos.
Prieto, que governava Ciudad del Este desde 2019, negou as acusações apresentadas pela Controladoria-Geral da República, atribuindo o caso a uma perseguição política.
Como no Paraguai não existe o cargo de vice-prefeito, em situações como a da cassação de Prieto, a lei determina a convocação de nova votação popular.
Assim, Dani Mujica, homem de confiança de Prieto, surgiu como opção natural para a sucessão em Ciudad del Este. A coligação em torno da candidatura de Mujica reuniu os principais partidos e movimentos de oposição ao Partido Colorado, que governa o país.
Posse do novo prefeito de Ciudad del Este
Proclamado vencedor do pleito, com 68,5% dos votos, Mujica receberá o diploma oficial na segunda-feira (17). O ato de diplomação está marcado para as 18h30, no Polideportivo (Ginásio) Municipal de Ciudad del Este.
Por outro lado, a posse acontecerá no dia seguinte (18), às 9h, na Junta (Câmara) Municipal. O cerimonial prevê o juramento oficial e a assinatura do ato inaugural do mandato.
Atualmente, a prefeitura de Ciudad del Este está a cargo da vereadora María Portillo (PLRA), escolhida pelos demais vereadores para o posto de prefeita interina. Durante a eleição suplementar, Portillo apoiou abertamente a candidatura de Mujica.

