O Ministério da Defesa do Paraguai confirmou, nessa sexta-feira (15), que receberá do Brasil a doação de 20 veículos blindados do tipo EE-11 Urutu. Os blindados ajudarão a reforçar a frota miliar à disposição do Exército do país.
Leia também:
Novos aviões militares do Paraguai sobrevoam Foz do Iguaçu
Atualmente, o Paraguai conta com 12 unidades EE-11 Urutu e 28 EE-9 Cascavel, todos de fabricação brasileira. A doação ao país vizinho de mais 20 exemplares de EE-11 Urutu ocorre devido à decisão das Forças Armadas do Brasil de substituí-los pelos blindados da série Guarani.
Os Urutus EE-11 destinados ao Paraguai estarão equipados com as últimas atualizações, bem como sistema de suspensão reforçada e blindagem adicional.
No país vizinho, os veículos auxiliarão em missões de campo e nas situações de recrutamento das Forças Armadas para enfrentamento a grupos criminosos.
Recentemente, o governo do Paraguai adquiriu do Brasil aeronaves do tipo A-29 Super Tucano, fabricadas pela Embraer, que reforçarão o patrulhamento aéreo no país. Dos seis aviões comprados, quatro já estão em território paraguaio.
Brasileiros e paraguaios possuem um longo histórico de cooperação militar, que inclui a realização de treinamentos e exercícios conjuntos. É comum, por exemplo, que militares do Paraguai participem de capacitações ministradas por instrutores do Brasil.
Na região de fronteira, o 34.º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército do Brasil, situado em Foz do Iguaçu, tem o nome de Batalhão República do Paraguai.
Vale lembrar que o Brasil lutou contra o Paraguai na Guerra da Tríplice Aliança (1865–1870), mas as animosidades já estão superadas há mais de um século.

