Equipes a serviço da Administração Nacional de Eletricidade (Ande) do Paraguai iniciaram, no último domingo (18), a retirada do último lote de emaranhados de fios dos postes da área central de Ciudad del Este.
Leia também:
Comissão libera circulação de ônibus de turismo nas duas pontes entre Brasil e Paraguai
O trabalho compreendeu o trecho da Rua Camilo Recalde entre as ruas Coronel Toledo e Leonardo Ramírez, a poucos metros da Ponte da Amizade.
De acordo com a estatal de energia do Paraguai, a ação tem como objetivo “reduzir a poluição visual e melhorar a qualidade e a confiabilidade do serviço elétrico, bem como contribuir para o ordenamento urbano, em benefício da população”.
A retirada aconteceu com prévio aviso às empresas de telecomunicações que utilizam os postes da Ande para passar suas redes de internet e telefonia.
O trabalho integra o Plano Piloto de Modernização da Rede Elétrica e Reordenamento de Redes de Telecomunicações no Paraguai, aplicado em Ciudad del Este.

“Este plano piloto forma parte das ações impulsionadas pela Ande para a modernização do sistema de distribuição elétrica, promovendo uma infraestrutura mais segura, eficiente e conforme ao crescimento urbano”, relata a empresa.
Além disso, a Ande está substituindo equipamentos de distribuição de energia e modernizando a iluminação pública da segunda maior cidade do Paraguai. No lugar das antigas lâmpadas, a empresa está disponibilizando modelos com a tecnologia LED.


