A Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Unión Industrial Paraguai (UIP) assinaram nesta semana um acordo de cooperação para fortalecer as relações bilaterais e comerciais entre o Paraguai e o Paraná.
Leia também: Comércio fronteiriço do Paraguai cresceu 11,3% em 2025
O foco, segundo o presidente da ACP, Paulo Mourão, é o mercado e as indústrias do Paraguai. Inicialmente, serão criados grupos de trabalho em diversos setores, incluindo negócios, câmaras setoriais e áreas jurídicas de cada instituição, que serão responsáveis por auxiliar as empresas de cada país no desenvolvimento dos trabalhos.
A reunião foi acompanhada pela empresária Rita Mourão, do setor moveleiro, e por Eron Cunha e Cléber Amorim, vice-presidentes da ACP. O acordo permite fomentar operações de compra e venda de produtos e serviços, bem como estimular a ampliação de estruturas físicas, parques fabris e investimentos produtivos.
Na ocasião, a comitiva paranaense também visitou a Câmara de Comércio Brasil–Paraguai (CCBP). No encontro foram abertas novas oportunidades de cooperação bilateral. O grupo também esteve no Club de Ejecutivos del Paraguay e tratou de possibilidades de realizar ações conjuntas.
A partir da cooperação com a UIP, a ACP passa a ter um canal oficial e direto de comunicação com os principais agentes do governo do Paraguai. Assim, assuntos de interesse comercial podem ser tratados de modo objetivo com o setor específico de cada segmento.
Fundada em 1890, a ACP é uma entidade que oferece suporte a empresas do estado, atuando com análise de crédito, cobrança, inteligência de mercado e parcerias estratégicas.
Presidida por Enrique Duarte, a UIP é um sindicato empresarial que representa os interesses do setor industrial paraguaio, promovendo desenvolvimento e competitividade nos âmbitos nacional e internacional.
(Com informações da assessoria de imprensa da ACP)


