Já está em funcionamento em Ciudad del Este, no Paraguai, uma fábrica de meias da marca brasileira Lupo, uma das mais tradicionais do Brasil. O empreendimento fica na região do antigo km 13 da Rodovia PY02, a igual distância da Ponte da Amizade.
Leia também:
Em novembro! Saiba mais sobre a Black Friday 2025 no Paraguai
Nos últimos dias, a fábrica da Lupo no Paraguai ganhou destaque devido a declarações de Liliana Aufiero, executiva da empresa. À Folha de São Paulo, Aufiero disse que “não é que a Lupo foi para o Paraguai, o Brasil empurrou a gente para o Paraguai”.
A empresária questionou a carga tributária no Brasil e indicou que incentivos concedidos pelo governo paraguaio, como o regime de maquila, pesaram na decisão. Conforme a executiva, as operações no Paraguai custam cerca de 28% menos que no Brasil.
A fábrica da Lupo em Ciudad del Este tem capacidade para produzir até 20 milhões de pares de meias por ano, fruto de investimento superior a R$ 30 milhões. No estágio atual, a empresa gera aproximadamente 110 empregos diretos no Paraguai.
De acordo com o governo do Paraguai, para abrir sua unidade no país, a Lupo aderiu ao regime de maquila. Esse sistema permite a montagem e o acabamento de produtos industriais feitos com matéria-prima importada, com a inclusão de componentes locais.
Atualmente, cerca de 70% das indústrias beneficiárias do regime estão localizadas no departamento (estado) de Alto Paraná, que tem Ciudad del Este como capital.
A localização próxima à fronteira com o Brasil e a Argentina faz parte das estratégias para reduzir custos e ampliar os ganhos logísticos. O Brasil figura como o principal comprador dos produtos fabricados sob a Lei da Maquila no Paraguai.

