Os moradores do Paraguai terão, nos próximos dias, um incentivo a mais para viajar pelo país durante o período de festas natalinas. Em 2025, o dia 25 de dezembro cairá em uma quinta-feira, mas o governo do país deu uma “forcinha” para incentivar o turismo interno.
Leia também:
Em 15 dias, mais de 400 mil veículos cruzaram a Ponte da Amizade em direção ao Paraguai
No início do mês, o presidente Santiago Peña já tinha decretado a sexta-feira (26) como “feriado para fins turísticos”, para emendá-la com o sábado (27) e o domingo (28).
Nessa segunda-feira (22), o mandatário confirmou que o dia 24 será de expediente parcial para os servidores públicos do Paraguai. Assim, parte da população terá todo o período entre o meio-dia de quarta-feira (24) e o retorno na segunda (29) para viajar pelo país.
De acordo com Peña, além de movimentar o turismo doméstico e o comércio, a ação objetiva a facilitar os reencontros familiares.
A criação de feriados extras ou pontos facultativos está respaldada por uma lei aprovada neste ano pelo Congresso Nacional do Paraguai.
A estreia ocorreu em setembro, com o governo decretando feriado no dia seguinte à classificação da seleção paraguaia de futebol para a Copa do Mundo de 2026.
Na região fronteiriça, em Ciudad del Este, o feriadão natalino deverá ter pouca interferência no funcionamento do comércio de importados no Paraguai.
Devido à grande movimentação turística em Foz do Iguaçu e municípios vizinhos, a maioria das lojas frequentadas por turistas funcionará normalmente (exceto no dia 25).

