Se você está programando atividades no Paraguai para a próxima terça-feira (3), atenção: o dia 3 de fevereiro é feriado municipal em Ciudad del Este.
Leia também:
Compras no Paraguai: vem aí a Crazy Week 2026 em Ciudad del Este
Na data em questão, os moradores celebram o aniversário de fundação da capital do departamento (estado) de Alto Paraná.
Segunda maior cidade do Paraguai, Ciudad del Este surgiu como uma modesta vila, 69 anos atrás, no dia 3 de fevereiro de 1957.
Na ocasião, o povoado ganhou o nome de Puerto Flor de Lis, posteriormente substituído por Puerto Presidente Stroessner. Já a atual nomenclatura veio em 1989, por votação popular, após o fim dos 35 anos de ditadura do militar Alfredo Stroessner.
Devido ao feriado municipal, grande parte do comércio no lado paraguaio da fronteira não abrirá as portas na terça-feira, retornando no dia seguinte.
Entretanto, nos demais municípios da região metropolitana, como Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazú, haverá prestação normal dos serviços.
As celebrações pelo aniversário de Ciudad del Este já estão em andamento desde a semana passada e englobam uma série de atividades no Paraguai.
Neste domingo (1.º), por exemplo, haverá um festival musical com artistas de destaque do Paraguai e do exterior, no estádio do Club Atlético 3 de Febrero.
Na esplanada da catedral, todas as noites, a população pode prestigiar, de forma gratuita, as serenatas em homenagem a São Brás. Conhecido, em espanhol, como San Blas, o santo padroeiro de Ciudad del Este conta com grande devoção popular no Paraguai.

