Localizada a cerca de 90 quilômetros de Foz do Iguaçu, a cidade de Naranjal, no Paraguai, promoverá, neste domingo (27), mais uma edição da Festa da Costela.
Leia também:
Zagueiro de Ciudad del Este assina com o Grêmio para jogar o Brasileirão
Neste ano, o evento gastronômico coincidirá com as celebrações pelos 35 anos do município, fundado por agricultores de origem brasileira.
Devido à sua importância, a Festa da Costela recebeu, da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) do Paraguai, título de evento de interesse turístico.
No cardápio, mais de oito mil quilos de carne bovina, com destaque para os costelões assados com fogo de chão. No sistema, que envolve longo processo de preparação, a carne fica macia, e os ossos desgrudam da peça com facilidade.
Tal como nos anos anteriores, os costelões foram vendidos com antecedência, para moradores da cidade e viajantes de outras partes do Paraguai e do exterior.
A carne começará a ser assada ainda durante a madrugada, mas a programação da festa iniciará às 10h, com a retirada das fichas. Às 11h30, haverá apresentação do Balé Municipal de Naranjal.
Após o almoço, às 14h, a animação ficará por conta do Bingo Milionário. De acordo com o programa, das 16h30 em diante, o Grupo Mandu’ara subirá ao tablado. Às 18h, o Mate Baile fechará com chave de ouro a programação da Festa da Costela 2025 no Paraguai.

Como chegar?
Para chegar a Naranjal partindo de Foz do Iguaçu, atravesse a Ponte da Amizade, registre entrada no Paraguai e siga pela Rodovia PY02 até o antigo km 30. Em seguida, vire na Rodovia PY06 em direção a Santa Rita e Encarnación.
Naranjal está em um dos principais cinturões agrícolas do Paraguai, conhecido pelo cultivo de grãos para exportação. A Festa da Costela acontece na área central da cidade, no pavilhão da igreja Santa Catalina, conforme o mapa abaixo: