A capital do Paraguai, Assunção, receberá, pela terceira vez, a final da Copa Sul-Americana, segunda competição mais importante do futebol da América do Sul.
Leia também:
Confira como foi a estreia do Foz do Iguaçu FC na Taça FPF
A confirmação ocorreu nessa terça-feira (16), com anúncios do governo do Paraguai e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que tem sede no país.
A decisão está marcada para o dia 22 de novembro, em estádio a ser definido. A capital paraguaia possui, contudo, duas praças esportivas de nível internacional: o estádio Defensores del Chaco (APF) e o estádio La Nueva Olla (Cerro Porteño).
De acordo com o Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai, o evento poderá injetar até US$ 42 milhões na economia local. Nas disputas anteriores em Assunção (2019 e 2024), as finais da Copa Sul-Americana atraíram entre 30 mil e 40 mil torcedores.
“Estamos muito contentes, porque seguimos no roteiro das grandes atrações esportivas. Os números preliminares apresentados pela Conmebol mostram um cenário altamente positivo para a economia”, destacou Javier Giménez, ministro da Indústria e Comércio.
Já o presidente do Paraguai, Santiago Peña, declarou a final da Copa Sul-Americana como evento de interesse nacional. Tal declaração significa que o governo do país atuará de forma coordenada com os organizadores para garantir o sucesso da iniciativa.
“Com paixão, organização e hospitalidade, mais uma vez, sediaremos um grande evento internacional, que escreve novas páginas de orgulho nacional”, afirmou.
Mudança de sede para o Paraguai
Inicialmente, a final da Copa Sul-Americana 2025 aconteceria em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Entretanto, as reformas previstas para o estádio da cidade estão atrasadas, o que obrigou a Conmebol a procurar uma nova sede.
Entre os times nas quartas de final do torneio, há dois brasileiros: Fluminense e Atlético-MG. Os demais são do Peru (Alianza Lima), Chile (Universidad de Chile), Argentina (Lanús), Bolívia (Bolívar), Equador (Independiente del Valle) e Colômbia (Once Caldas).

