Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai: fiscalização fecha loja após denúncia em Ciudad del Este

Paraguai

Compras na fronteira

Paraguai: fiscalização fecha loja após denúncia em Ciudad del Este

Fiscais da prefeitura de Ciudad del Este constaram que o estabelecimento, denunciado por uma turista, não tinha licença para funcionar.

2 min de leitura
Paraguai: fiscalização fecha loja após denúncia em Ciudad del Este
Fiscais da Prefeitura de Ciudad del Este lacraram o estabelecimento. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Fiscais da prefeitura de Ciudad del Este determinaram, nessa sexta-feira (12), o fechamento de uma loja localizada na área central da cidade.

Leia também:
Como está a cotação do dólar no Paraguai em dezembro de 2025?

Publicidade

De acordo com o boletim enviado à imprensa, a suspensão das atividades comerciais ocorreu após denúncia apresentada por uma turista ao Escritório de Defesa do Consumidor, vinculado à administração municipal de Ciudad del Este.

Aos servidores, a mulher relatou que adquiriu um equipamento eletrônico pelo valor de G$ 6 milhões (cerca de R$ 4,8 mil) em uma loja com o letreiro “MT” na fachada.

Dinheiro devolvido à turista em Ciudad del Este
Dinheiro devolvido à turista. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Conforme o relato, ao tentar pagar com cartão de crédito, a turista recebeu a informação de que a transação não teria passado. Em seguida, a mulher optou por pagar o valor em dinheiro.

Ocorre que, ao consultar o extrato do cartão, a vítima constatou que o valor tinha sido cobrado na primeira transação. A consumidora procurou, então, as autoridades municipais de Ciudad del Este para obter a devolução do pagamento adicional.

Com a chegada da comitiva ao estabelecimento, os proprietários argumentaram que houve erro no procedimento e concordaram em devolver o dinheiro.

Entretanto, os fiscais da prefeitura de Ciudad del Este verificaram que a loja funcionava na informalidade, sem o alvará obrigatório exigido pelo poder público.

Assim, a Divisão de Fiscalização determinou a interdição do local e a suspensão das atividades comerciais até a devida regularização. O caso teve o acompanhamento de autoridades policiais e do Ministério Público do Paraguai.

O Escritório de Defesa do Consumidor em Ciudad del Este possui um contato de WhatsApp para atendimento a moradores e turistas: +595 973 592792.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.