Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Gastronomia do Paraguai é destaque em feira internacional na Espanha

Paraguai

Gastronomia do Paraguai é destaque em feira internacional na Espanha

Estande do Paraguai na Feira Internacional de Turismo (Fitur) recebeu grande público com a apresentação de pratos típicos do país.

3 min de leitura
Gastronomia do Paraguai é destaque em feira internacional na Espanha
Degustação de pratos típicos do Paraguai atraiu uma multidão para o estande. Foto: Gentileza/Senatur
Publicidade

Considerada um dos maiores eventos do setor turístico no mundo, a Feira Internacional de Turismo (Fitur) em Madri, na Espanha, ganhou sabores especiais, típicos do Paraguai.

Leia também:
Foz do Iguaçu participa da Feira Internacional de Turismo na Espanha

Publicidade

O estande paraguaio na feira, que segue até domingo (26), virou ponto de peregrinação para os amantes da gastronomia. No local, dois chefs de cozinha montaram um cardápio de degustação com comidas e bebidas características do país.

De acordo com a Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), a iniciativa tem como objetivo valorizar a cultura do Paraguai.

O menu elaborado por Vidal Domínguez e Catalino Gabriel Garay inclui entradas como empanadas de mandioca, mbeju e pajagua mascada. Como pratos principais, sopa paraguaia, chipa guasú (também escrita com “z”, guazú) e vori vori.

Publicidade

Além disso, os chefs prepararam sobremesas como melado com queijo Paraguay, doce de leite com maní ku’i, kururu (receita com pão, açúcar e leite), kiveve (doce feito com abóbora) e kosereva (similar a uma geleia).

Há também espaço para bebidas características do Paraguai, como a guaripola e o siriki, bem como para coquetéis com nomes como Pombero, Madame Lynch e Pasión Guaraní.

Publicidade

Gastronomia como marca do Paraguai

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Angie Duarte, ministra do Turismo do Paraguai, destacou a importância da iniciativa. Conforme a ministra, a ação é parte do posicionamento do turismo paraguaio no exterior.

“Graças aos nossos talentosos chefs e a todos os que visitam o nosso estande, continuamos posicionando o Paraguai como um destino gastronômico imperdível. Tradição e inovação em cada pedaço!”, celebrou.

No biênio 2023/2024, o Paraguai foi designado pelo Instituto Ibero-Americano de Gastronomia, que reúne 16 academias nacionais de culinária, como Capital da Gastronomia Ibero-Americana.

As receitas típicas do Paraguai tem como origem a fusão entre ingredientes utilizados pelos povos indígenas e pelos espanhóis. Milho, mandioca, queijo e carne estão entre os elementos principais.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.