A Polícia Turística do Paraguai recebeu, nessa segunda-feira (4), mais uma denúncia de fraude contra lojas de fachada em Ciudad del Este, criadas apenas para aplicar golpes.
Leia também:
Guia de segurança para turistas em Foz do Iguaçu e na fronteira
O modus operandi é bem conhecido das autoridades locais. Entretanto, muitos dos turistas que chegam à fronteira desconhecem a existência do esquema.
Basicamente, golpistas alugam salas comerciais na área central da segunda maior cidade do Paraguai e montam uma “loja fake”. O estabelecimento, muitas vezes, não tem sequer nome na fachada, existindo apenas para a prática de crimes.
Para que a fraude aconteça, os bandidos contam com o apoio dos “guias de compras”, indivíduos encarregados de levar as vítimas até a armadilha.
Os falsos “guias” identificam turistas pouco familiarizados com o comércio no Paraguai e atraem as vítimas com preços abaixo da média do mercado.
A lista de crimes varia conforme a ocorrência. Nas situações mais graves, turistas denunciam ameaças, agressões, sequestro-relâmpago e esvaziamento de contas bancárias. Nas mais simples, “apenas” a entrega de mercadorias defeituosas.
Na segunda-feira, a Polícia Turística do Paraguai foi até uma “loja fake” denunciada por dois turistas de Goioerê (PR). As vítimas relataram aos policiais que gastaram R$ 6,5 mil na compra de um celular de luxo, mas não receberam o aparelho.
No momento da chegada dos agentes, a suposta loja já estava fechada e sem sinal de movimentação de pessoas. Gabriel Segovia, representante do Ministério Público do Paraguai, esteve no local e determinou a abertura de investigação sobre o caso.
Como escapar das ciladas?
Primeiramente, pesquise com antecedência a reputação das lojas. Uma rápida busca na internet, na maioria dos casos, revela se o estabelecimento é conhecido e quais são as avaliações dos clientes quanto à empresa.
Ao circular pelas ruas de Ciudad del Este, fuja da abordagem de “guias” e promotores e dê preferência a lojas estabelecidas, que costumam zelar por sua reputação. Desconfie de ofertas sedutoras e evite comprar por impulso.
Ainda assim, se algum problema ocorrer durante as compras no Paraguai, siga as orientações de um material especial preparado por entidades e empresários.
Contatos úteis em Ciudad del Este:
Polícia Turística: +595 992 291721
Defesa do Consumidor: +595 973 592792
Consulado do Brasil: + 595 61 500 984
O escritório da Polícia Turística do Paraguai fica na aduana de Ciudad del Este, pista de sentido Brasil, ao lado do posto da Direção Nacional de Migrações.