A hotelaria de Ciudad del Este está registrando, nesta primeira semana de férias escolares de julho na fronteira, ocupação de 95%. É o que aponta um levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) do Paraguai.
Leia também:
Comércio do Paraguai promove liquidação durante as férias de julho
No boletim enviado à imprensa, a Senatur leva em conta dados de seu Observatório Turístico, que contabiliza 68 estabelecimentos hoteleiros em Ciudad del Este. De acordo com o cadastro, a cidade soma 4.442 leitos, em diferentes categorias.
Na avaliação de Angie Duarte, titular da Senatur, a forte procura reflete não só o potencial turístico, mas a confiança nos serviços oferecidos na fronteira.
“Estamos vendo com grande entusiasmo como Ciudad del Este se posiciona como um dos principais destinos turísticos nesta temporada de inverno”, apontou.
“Somente nos primeiros dias de férias, a cidade registrou níveis altíssimos de ocupação hoteleira. Isso reflete não apenas os atrativos da região, mas também a confiança dos visitantes nos nossos serviços turísticos”, avaliou Duarte.
A demanda de hóspedes nos hotéis de Ciudad del Este está composta por viajantes do próprio Paraguai e por turistas estrangeiros. Entre os clientes de fora do país, o destaque fica por conta, principalmente, dos brasileiros e argentinos.
Cálculos da Associação Hoteleira e Gastronômica do Alto Paraná (ASHotel) projetam movimentação financeira superior a US$ 1,3 milhão neste início de férias.
Os atrativos de Ciudad del Este e região vão muito além das compras de produtos importados no comércio local. A lista de passeios inclui cenários naturais, como o Salto Monday, e construídos pelo homem, como a usina de Itaipu.
(Com informações da Senatur do Paraguai)