O Paraguai ampliará as importações de carne bovina do Brasil, no intuito de aumentar a oferta interna e diminuir os preços pagos pelo consumidor.
Leia também:
Como está a cotação do dólar no Paraguai em janeiro de 2026?
Nessa segunda-feira (5), o presidente Santiago Peña, ministros e representantes da Câmara Paraguaia da Carne (CPC) participaram de uma reunião na capital Assunção.
De acordo com Javier Giménez, ministro da Indústria e Comércio, a importação de carne brasileira surge como alternativa para baratear os preços. A apresentação da versão definitiva do plano está prevista para a segunda quinzena de janeiro.
Atualmente, parte significativa da produção do Paraguai tem como destino o mercado externo, que remunera em dólares. Estados Unidos e Taiwan estão entre os principais destinos, bem como países da Europa e da Ásia.
“Não é a primeira vez que nos reunimos com a Câmara Paraguaia da Carne. Eles se comprometeram a apresentar, nas próximas duas semanas, uma proposta específica orientada a melhorar os preços da carne no mercado local”, detalhou Giménez.
A compra de carne brasileira aparece como alternativa para equilibrar a oferta no âmbito local, em conjunto com a Câmara Paraguaia de Supermercados (Capasu).
Internamente, o Paraguai tem condições de ampliar a produção, pois o setor frigorífico do país trabalha com capacidade ociosa.

