Atingida por um incêndio na tarde de segunda-feira (9), a Catedral San Blas, no centro de Ciudad del Este, permanecerá fechada por tempo indeterminado.
Veja também:
Incêndio na Catedral de Ciudad del Este: vídeos do combate ao fogo
Nessa terça-feira (10), a igreja passou por tarefas de limpeza e inspeção de segurança. Conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este, as chamas afetaram gravemente o telhado e as partes altas da estrutura, que terão de ser reconstruídas.
Diocese de Ciudad del Este, prefeitura e instituições locais definiram a composição de um comitê de reconstrução, que coordenará o trabalho.
Quanto à parte financeira, tanto a prefeitura de Ciudad del Este como a diretoria paraguaia de Itaipu informaram que disponibilizarão recursos para a obra.
Enquanto durar a reconstrução, as missas ocorrerão no salão paroquial. Logo no início do incêndio, que começou pela parte frontal do telhado, populares auxiliaram a equipe da igreja na retirada de imagens e bancos de madeira.
Dani Mujica, prefeito de Ciudad del Este, disse que o poder público local deverá colaborar, ademais, com equipe técnica para avaliação dos danos e elaboração do projeto.
“Oferecemos nossa equipe técnica, principalmente engenheiros, para avaliar se a estrutura antiga vai resistir. A partir daí, iremos desenhar tudo e ver quanto custará. Emitimos declaração de emergência, que vai nos ajudar a estar preparados”, afirmou Mujica, citado pelo jornal ABC Color.
Localizada a menos de dois quilômetros da Ponte da Amizade, a Catedral San Blas homenageia São Brás, padroeiro de Ciudad del Este. A arquitetura do templo tem formato de barco, em alusão ao meio de transporte usado pelos fundadores da cidade.

