A população de Ciudad del Este se mobilizou, na tarde dessa segunda-feira (9), para combater o incêndio que atingiu a Catedral San Blas, principal templo católico da capital do Alto Paraná.
Leia também:
Notícias de Ciudad del Este e região no canal Paraguai do H2FOZ
De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este, as chamas começaram por volta das 15h30, atingindo o teto. Inicialmente, o primeiro foco foi dado como controlado, mas o fogo ressurgiu e se alastrou para outras partes da cobertura.
Rapidamente, populares e trabalhadores de edifícios próximos correram até o templo para a retirada de itens como imagens de santos e bancos de madeira. A remoção ocorreu pelos fundos da igreja, com o combate ao incêndio concentrado na parte da frente.
Ademais dos bombeiros de Ciudad del Este, socorristas de cidades vizinhas, como Minga Guazú, auxiliaram no enfrentamento. A unidade de Minga Guazú, precisamente, levou uma escada com a altura necessária para extinguir as chamas.
A magnitude dos danos ainda está sob avaliação, mas já se sabe que parte do teto desabou e houve estragos nas imediações do altar. Já a causa estaria relacionada a problemas elétricos, potencializados pelo forte calor na região de fronteira.
Emergência em Ciudad del Este
Em visita à Catedral San Blas, o prefeito de Ciudad del Este, Dani Mujica, anunciou Declaração de Emergência Municipal. A declaração, enviada à Junta (Câmara) Municipal para aprovação, tem como objetivo facilitar a destinação de esforços e recursos.

Mujica confirmou, além disso, a criação de uma comissão envolvendo o poder público e a Diocese de Ciudad del Este para planejar a reconstrução da igreja.



