Maior competição esportiva das Américas, os Jogos Pan-Americanos de 2031 terão como sede a capital do Paraguai, Assunção. A confirmação da escolha ocorreu nesta sexta-feira (10), no Chile, pela Panam Sports, organizadora do evento.
Leia também:
Veja como ficou o quadro de medalhas do Pan Júnior no Paraguai
Para receber o Pan de 2031, Assunção derrotou a candidatura conjunta apresentada pelas cidades brasileiras de Rio de Janeiro e Niterói.
A proposta apresentada pelo Paraguai inclui a construção de um estádio de atletismo, de um ginásio do tipo arena e da Vila Pan-Americana.
Além disso, Assunção deverá receber melhorias na mobilidade urbana, com a implementação de um trem metropolitano para facilitar a circulação de moradores e visitantes.
Em 2025, a capital do Paraguai sediou, com sucesso, os Jogos Pan-Americanos Júnior, ponto considerado fundamental para a vitória da candidatura paraguaia.
Nos últimos anos, o país vizinho vem apostando em eventos esportivos para impulsionar o turismo e melhorar sua visibilidade no exterior.
Em 2022, por exemplo, o Paraguai sediou os Jogos Sul-Americanos (Odesur). No ano corrente, além do Pan Júnior, o Sul do país recebeu uma inédita etapa do Mundial de Rali, com corridas nos arredores da cidade de Encarnación.
No Pan de 2031, a maior parte das disputas esportivas estará concentrada em Assunção e municípios vizinhos. Entretanto, outras cidades do Paraguai, nas regiões Sul e Leste, poderão receber modalidades como futebol, vela e canoagem.
Nesse sentido, Ciudad del Este, com seu estádio para cerca de 30 mil espectadores, surge como candidata natural para jogos de futebol. Já o canal de águas bravas, na usina de Itaipu, poderá abrigar provas de canoagem.